A transformação do mercado de trabalho e caminhos para os Recursos Humanos

O mercado de trabalho está definitivamente se transformando e repensar na forma de buscar profissionais já começam a se fazer necessárias no dia a dia das empresas, principalmente aquelas nas áreas de hotelaria, restaurantes, varejo, facilities, contact center e supermercados.

Com novas demandas por parte dos profissionais, as caraterísticas do mundo do emprego começam a exigir adequações para identificar e aproveitar ao máximo as qualidades dos trabalhadores.

O primeiro passo para essa adequação é entender que a força de trabalho já está engajada com a tecnologia e, portanto, habituada à rapidez, facilidade e simplicidade. Empresas que querem sair do formato tradicional, que deixou de ser eficiente, precisam evoluir para a nova realidade, adequando seus processos e se tornando competitivas na atração e retenção de profissionais.

“Estamos no meio de uma revolução na qual as áreas de recursos humanos precisam adequar seus processos e utilizar da mesma tecnologia que usam esses profissionais”, explica Guilherme Ramos, COO da Peoplenect, empresa que oferece soluções tecnológicas disruptivas para Recursos Humanos.

“Existe uma nova realidade no mercado de trabalho. Profissionais buscam equilibrar vida pessoal com vida profissional e, muitas vezes, a solução passa por ter horários flexíveis, trabalhos e modelos de remuneração diferentes, entre outros diferenciais, o mais interessante é que não querem um ou outro, querem tudo ao mesmo tempo”, explica o CEO da Peoplenect, Ricardo Dallalana.

O especialista complementa: “Tenho visto muitos exemplos de profissionais que buscam uma renda em uma atividade, em um determinado período dia, utilizando os outros períodos disponíveis para exercer uma atividade diferente ou se dedicar a vida pessoal”.

Tecnologia como aliada

O grande aliado dessa nova realidade que vive o mercado de trabalho, são as ferramentas tecnológicas, já concebidas dentro deste conceito. Exemplo disto é o aplicativo Peoplenect, que muda radicalmente a forma como a empresa se conecta com os profissionais, que buscam flexibilidade no trabalho, sem causar diminuição de renda.

A ideia da ferramenta é permitir que o profissional tenha, rapidamente, acesso às oportunidades de trabalho na sua região geográfica de escolha, tudo de forma muito simples.

Para as áreas de Recursos Humanos fica a certeza da necessidade de adequação à essa nova realidade, ou a perda de competitividade e um turnover intenso, com impacto direto nos resultados do negócio.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.