Startup brasileira é vencedora dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Da esquerda para direita: Cristina Gallach, Alta Comissionada para Agenda 2030 do Governo da Espanha, Julio Dantas, CEO de Neurobots, e Antonio Huertas, presidente da Fundación MAPFRE

A startup brasileira Neurobots foi uma das vencedoras da segunda edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, que reconhece projetos transformadores e de grande impacto social globalmente, e recebeu aporte de 30 mil euros para o desenvolvimento de suas atividades. A proposta foi classificada na categoria “Melhora da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health)”, junto às Navilens, da Espanha, e Mibkclub, da Colômbia, nas categorias “Mobilidade Sustentável e Segurança Viária” e “Inovação em Seguros”, respectivamente.

A cerimônia de premiação foi realizada hoje (10), em Madri (Espanha), com nove finalistas, sendo três de cada região participante: Brasil, demais países da América Latina e Europa.

O Neurobots é um sistema de reabilitação de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) por meio do uso do pensamento para controle de um exoesqueleto. Para conseguir isso, é utilizada uma técnica conhecida como Interface-Cérebro-Máquina (ICM), que permite alterar as conexões dos neurônios no cérebro do paciente, estimulando que outras vias neuronais se estruturem para realizar a atividade motora. Assim, um exoesqueleto controlado por sensores cerebrais e um software complexo permitem recuperar, em apenas duas semanas, uma média de 30% da capacidade motora dos braços.

“Receber esse prêmio tão importante mostra que estamos seguindo o caminho certo, de que temos relevância global. Além de todo o processo de auto aperfeiçoamento e autoconhecimento que experimentamos durante a preparação para a premiação, agora temos mais recursos para desenvolver uma solução que nos permite atender milhões de pessoas que precisam”, afirma Júlio Dantas, CEO da Neurobots.

Navilens é um novo sistema de marcadores digitais que permite aumentar a autonomia dos cegos. Já o Mibkclub é um sistema financeiro para melhorar a economia das famílias com poucos recursos. Nessa segunda edição da premiação, as outras startups brasileiras finalistas foram: Maneje Bem, que apresenta uma proposta inovadora no segmento de seguros para agricultores familiares e Carona a Pé, que atua na melhoria da mobilidade e segurança urbana de crianças e jovens no trajeto de casa à escola.

“Ter um projeto brasileiro reconhecido em âmbito mundial é motivo de orgulho. Sabemos quanto o País ainda precisa de iniciativas inovadoras e de grande impacto social. O aporte concedido pela premiação contribuirá para o aprimoramento e avanço da proposta da Neurobots, ampliando seu alcance a mais cidadãos. Iniciativas empreendedoras relevantes como essa, que promovem a melhora da qualidade de vida das pessoas e o progresso social, se convergem com nossos compromissos com a sociedade”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Os Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social são realizados em formato de competição. Em 2019, foram recebidas 233 propostas de pesquisadores, empreendedores, cientistas e estudantes de universidades e escolas de negócios de 26 países. Destes, foram selecionados 27 projetos que participaram das semifinais. Durante as etapas semifinal e final, os projetos receberam suporte de mentoria online e coaching presencial, respectivamente. Os finalistas e vencedores farão parte da Rede Innova, comunidade criada pela Fundación MAPFRE de inovação, internet, negócios e empreendedorismo que organiza encontros para debater e explorar tendências tecnológicas.

Terceira edição

A Fundación MAPFRE lançará amanhã, 11 de outubro, a terceira edição dos Prêmios à Inovação Social, cujas inscrições ficarão abertas até 29 de novembro de 2019.

A fase de pré-seleção será entre dezembro deste ano e fevereiro de 2020. Em março e abril, serão realizadas as semifinais regionais, no Brasil, na América Latina e na Europa. A grande final internacional está marcada para junho.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.