T-Systems Brasil cria evento interno de inovação

Há cerca de dois meses, os funcionários da T-Systems Brasil, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, estão tendo contato com o que a empresa chama de Innovation Day. Trata-se de reuniões abertas a todos os funcionários da companhia, onde empresas convidadas apresentam o que têm desenvolvido de mais inovador.

Formalizada este ano, a iniciativa começou a tomar forma no final de 2017, quando a área de compras da T-Systems passou a realizar reuniões informais com fornecedores. “Quando recebemos demandas, temos a responsabilidade de fazer procurement no mercado para levar o que há de mais novo para os clientes, daí a ideia de nos atualizar sobre o que o mercado oferecia”, explica Silvia Giacomo, head regional de procurement Américas e África do Sul da T-Systems.

O critério para estas reuniões – que passaram a ser realizadas semanalmente – era que a empresa tivesse uma nova solução que pudesse ser um diferencial no negócio da T-Systems. Com o tempo, as apresentações começaram a ganhar corpo e a área de Sílvia passou a enviar convites para que os responsáveis por outras áreas de negócios da T-Systems divulgassem junto às suas equipes.

“Começamos a visitar startups e ver o quanto de coisas legais elas estavam fazendo”, comenta Sílvia. A executiva achou que era hora de levar estas apresentações para mais gente dentro da companhia e, para isso, apresentou a ideia para o board da empresa. A ideia foi encampada pela presidente da T-Systems Brasil, Angelica Vitali, que a incluiu na iniciativa TransformAção.

TransformAção

O TransformAção é um programa interno implementado em 2019 com o objetivo de acompanhar as iniciativas de modernização da companhia implementadas por Adel Al-Saleh, CEO da T-Systems. No Brasil, o programa é composto por oito frentes de atuação sendo uma delas, inovação e tecnologia.

De acordo com o líder de cloud automation & innovation da T-Systems Brasil, Elber Bernardino, o Innovation Day foi criado dentro da frente de Inovação e Tecnologia com a proposta de levar o mercado para dentro da empresa, sempre com foco em companhias que estejam realmente fazendo coisas novas. “Deixamos aberto para qualquer colaborador da T-Systems participar, pessoalmente ou por conferência”, afirma.

No novo formato, o Innovation Day é realizado mensalmente, sempre com a participação de quatro empresas em cada reunião. “Chamamos fornecedores para fazer apresentações abertas para toda a empresa. O bacana é que trazemos inovação de todos os tipos, desde pequenas empresas que estão começando até empresas que estão no ar com suas soluções em funcionamento”, ressalta Sílvia.

“Com isso incentivamos essa cultura de inovação, conectamos novas ideias e damos visão mais abrangente sobre as soluções que podem ser oferecidas aos nossos clientes. Todos gostam”, completa Bernardino, lembrando que os fornecedores querem mostrar o que estão fazendo e os funcionários percebem que muitos conceitos, que eles acreditavam ser hype, estão acontecendo de fato.

Além disso, as reuniões representam para a empresa a oportunidade de descobrir oportunidades reais e potenciais. “Isso é inovação. Também é uma forma de ajudar nossos clientes e encontrar soluções que as vezes não estão em nosso portfólio e nos conectarmos as novas tecnologias”, compara Sílvia.

Bernardino explica que, no novo formato, já foram realizados dois Innovation Days com a participação de oito fornecedores. O executivo lembra que, além de tomar contato com soluções que podem integrar as ofertas da companhia, o contato com outros perfis de empresas também ajuda a T-Systems a repensar seus próprios processos.

“É interessante trazer a provocação de empresas que fazem acontecer de outra maneira. É preciso olhar o que está acontecendo no mercado e ver onde podemos mudar para fazer negócios de uma maneira melhor. Essa também é um dos objetivos do programa”, compara.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.