Como definir estratégias para impulsionar as vendas no Dia do Cliente

O Dia do Cliente surgiu em 2003 como uma alternativa para movimentar o comércio em um período no qual, naturalmente, as vendas eram menores e entre duas datas importantes: dia dos pais e dia das crianças. Comemorado em 15 de setembro, a data é mais uma oportunidade para os donos de e-commerce faturarem no período e, para isso, é necessário se posicionar de maneira estratégica em um ambiente tão competitivo como a internet.

Para aproveitar a ocasião, pode-se usar algumas ferramentas para atrair o consumidor. Um aliado importante para vários segmentos e que está em expansão são os cupons de desconto, que permitem atrair o visitante por meio de uma redução de preço atrativa na primeira compra. “Também é possível adotar a estratégia para fidelizar o consumidor e oferecer o cupom para uma segunda compra, o que deixa o cliente mais animado! Outra opção é olhar a base de clientes inativos e aproveitar o período para envio de cupons, aproximando a relação”, conta Thiago Mazeto, head de Experiência do Cliente na Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

É importante pensar estrategicamente ao utilizar esse recurso, que pode estar disponível na forma de pop-up no site da loja ou exigir a assinatura de uma newsletter para ser liberado, assim consegue-se manter contato com o visitante e aumentar a base de clientes em potencial. “Uma dica é definir previamente a qual categoria pretende aplicar o desconto e qual será o percentual, evitando comprometer o orçamento ao oferecer descontos para produtos com índices de vendas mais altos. Por exemplo, lojas virtuais de calçados, confecções e outro acessórios, podem aproveitar o período para aplicar descontos em produtos da última coleção que estão parados no estoque. É importante estar atento a precificação e as margens para não comprometer a rentabilidade do negócio”, completa Mazeto.

O desconto, desde que utilizado de uma maneira estratégica, é uma importante ferramenta para atrair visitantes para a loja virtual, fidelizando-os e, até mesmo, para lembrar os mais ausentes oferecendo um “mimo” para que visitem o site. Para o e-commerce, é uma maneira de fazer o dinheiro girar aproveitando períodos específicos. Assim, no dia do Cliente, todos podem sair ganhando!

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.