Empresa lança app open source para compartilhamento de bikes

O uso de meios de transporte alternativos aos automóveis é uma tendência cada vez maior nas cidades do Brasil e do mundo. Com isso, o número de bicicletas pelas ruas das principais capitais também é cada vez maior e não só para lazer. Em Curitiba, por exemplo, 78,6% dos ciclistas utilizam a bicicleta para irem ao local de trabalho e 38,8% para irem à escola ou faculdade, segundo revela um estudo de 2018 da Associação Transporte Ativo em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob-UFRJ). Além disso, 51,3% utilizam bicicleta para ir às compras e 73,8% por lazer.

Nesse cenário, algumas empresas estão investindo no conceito de uso compartilhado de bikes. É o caso da MadeiraMadeira, maior e-commerce de produtos para casa do país, que criou o aplicativo Bike Sharing para uso dos colaboradores. Todo desenvolvido por especialistas em tecnologia da própria companhia, ele funciona por meio de bluetooth e, para utilizar, basta baixar o aplicativo, fazer um cadastro rápido, e a reserva da bike pode ser feita por até 48 horas, sem custos para o usuário.

Robson Privado, vice-presidente da MadeiraMadeira, explica que a ideia surgiu como uma iniciativa para tornar o dia a dia dos colaboradores mais prático e acessível. Além da preocupação com os usuários, a ideia é que o app também seja acessível para outras empresas. “Na fase de planejamento tudo foi pensado para que a tecnologia utilizada fosse acessível e tivesse baixo custo. Assim outras empresas e pessoas que se interessem pelo projeto também podem utilizar e adaptar a ferramenta às suas necessidades”, conta Privado.

Ampliar o uso do código-fonte para outras empresas é uma forma de democratizar a tecnologia e colaborar para uma cidade menos poluída, e até um país mais consciente em relação ao meio ambiente, já que a tecnologia estará disponível gratuitamente para todos. Para acessar o código, basta entrar no link:

github.com/madeiramadeirabr/bike-sharing

Como uma empresa que sempre teve o esporte como parte de sua cultura, o Bike Sharing tem o objetivo de tornar ainda mais acessível o transporte dos funcionários, tanto aqueles que já utilizavam as bikes e também aqueles que têm o desejo de começar a utilizar, para estimular ainda mais essa prática. Além de propiciar mais qualidade de vida e praticidade dos colaboradores, o intuito é seguir estimulando a todos a adotarem um estilo mais saudável.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.