Coworking ou Home Office: qual o melhor modelo para a sua empresa?

Hoje, não restam dúvidas que as novas gerações dão muito mais valor à liberdade de tempo do que qualquer outra coisa. Isso, inclusive, é uma característica muito comum dos novos profissionais. Por esse motivo, fazer aquela velha comparação “coworking vs home office” se torna cada vez mais rotineira entre aqueles que têm a possibilidade de fazer o próprio horário de trabalho.

Pensando nisso, a Elephant Coworking analisa as vantagens e desvantagens entre o coworking e o home office. Confira:

Home Office

Quem nunca sonhou em não precisar mais acordar cedo, pegar o metrô lotado ou enfrentar horas no trânsito para chegar ao trabalho? O trabalho home office sempre soa como uma boa alternativa – de fato, pode até ser – porém, não é tão simples como todo mundo imagina. É preciso muita organização e planejamento, todo os dias. Caso contrário, é bem provável que você não consiga seguir o ritmo e, dessa forma, atrase ou perca seus projetos.

Além disso, há o quesito custo: o home office é uma opção bem econômica para o empreendedor, no entanto, de alguma forma, será preciso montar ou organizar o espaço de trabalho. Logo, leve em consideração a necessidade desse “investimento”, como, por exemplo, bons equipamentos e gastos com contas de luz e telefone.

Em casa, é muito complicado seguir um cronograma próprio, afinal, já temos uma rotina daquele ambiente e isso pode dificultar a adaptação do profissional.

Mas, mesmo assim, trabalhar com home office é uma alternativa viável e, sem dúvidas, pode ser prazerosa e confortável, tanto pela comodidade como pela economia. Para analisar melhor, veja algumas vantagens e desvantagens dessa alternativa.

Vantagens:

economia;
comodidade;
mais tempo livre;
horários flexíveis.

Desvantagens:

requer muita disciplina e organização;
dificuldade de networking;
precisa investir, mesmo que minimamente, na preparação do espaço;
a rotina de casa pode interferir no trabalho.

Coworking

Nos dias de hoje, muito se fala nos hubs de inovação e em estações de trabalhos compartilhadas. Com toda certeza, essa alternativa é a que mais vem chamando a atenção de empresas e profissionais, dos mais variados setores do mercado. E isso se deve não só pela praticidade de contar com ambientes profissionais prontos e estruturados, mas também pelas oportunidades que esse modelo de trabalho proporciona.

Em um coworking, a pessoa tem à disposição um espaço totalmente preparado para realizar as tarefas – muito mais fácil e prático do que tentar fazer o mesmo em casa e por conta própria, por exemplo. Além disso, é muito mais simples para se organizar ou criar uma disciplina de horários, quando se tem compromisso com esse tipo de espaço.

Outra vantagem do coworking é que o profissional tem o seu próprio escritório, porém, sem a preocupação de aluguéis, contas ou taxas que, até mesmo, em um home office é precisp controlar. Veja as vantagens e desvantagens desse modelo:.

Vantagens:

comodidade;
mais tempo livre;
horários flexíveis;
facilidade de networking com outros profissionais;
sem necessidade de investimentos estruturais;
tudo incluso em apenas uma mensalidade;
endereço fiscal;
localização estratégica;
economia de gastos com aluguel;
uma comunidade para te apoiar
suporte de atendimento.

Desvantagens:

requer deslocamento;
espaços concorridos.

Coworking vs Home Office

Percebeu que nos tópicos anteriores ambas as opções se mostraram alternativas bem flexíveis? No entanto, em disparada, o coworking tem as mesmas vantagens de um home office, com alguns extras importantes. Afinal, estes espaços são específicos para o profissional moderno, que preza pela liberdade de tempo, sem abrir mão da estrutura e da praticidade de um escritório normal.

Além disso, o coworking se destaca em um ponto primordial para o sucesso de qualquer negócio: o contato direto com outros profissionais da área. Por isso, esse modelo se tornou mais do que uma alternativa inteligente de trabalho dos últimos tempos, mas também uma questão estratégica para o crescimento da empresa.

O que levar em consideração?

A questão da concorrência por espaços compartilhados, que citamos como uma desvantagem do coworking, deve ser levada em consideração apenas em casos específicos. Isso porque se souber escolher as empresas corretas, poderá contar com locais amplos, criativos e modernos sempre disponíveis, além de ter a opção de salas privativas. Portanto, basta saber pesquisar e encontrar o seu parceiro ideal de coworking.

No comparativo Coworking vs Home Office, a primeira opção se mostra como a mais vantajosa. Isso não quer dizer que o trabalho de home office não tenha o seu valor. Porém, para se obter o sucesso e o desempenho esperado, é preciso muita organização e planejamento, o que nem sempre é possível ou fácil de conquistar dentro de um ambiente dividido entre tarefas domésticas e profissionais.

Nesse sentido, um coworking oferece a estrutura pronta e com os horários certos para o que você precisa, além de possibilitar e facilitar o networking, que pode ser crucial para o crescimento de sua empresa.

A Elephant Coworking conta com espaços de trabalho compartilhados pelo Brasil, com planos e benefícios exclusivos aos membros. Saiba mais: elephantcoworking.com.br/

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.