FoodStock e outros projetos são reconhecidos no Startup Weekend Foodtech

FoodStock e outros projetos são reconhecidos no Startup Weekend Foodtech

O iFood, foodtech líder na América Latina, patrocinou e recebeu, no início de agosto, o primeiro Startup Weekend Foodtech do Brasil. O evento colocou em competição, aprendizado e desenvolvimento 11 equipes de profissionais do ecossistema de inovação. Com 54 horas de duração, mais de 150 pessoas participaram, entre 89 competidores convidados, organização, staff e um time de 14 mentores, que incluíram Juliana Picchiai, gerente de Logística e Moacir Alegria, gerente de Expansão Comercial no iFood, além da presença de Diego Barreto, CFO da empresa e, Fabricio Bloisi, fundador e CEO do Grupo Movile.

“Entendemos que a tecnologia e a inovação têm o poder de solucionar muitos tipos de problemáticas universais. Para isso, é necessário transformar ideias em projetos e, por fim, em uma solução a ser disseminada. Ao patrocinar um evento nesse formato e com a temática foodtech, entendemos que estamos incentivando o desenvolvimento do próprio ecossistema, além de transformar o mercado de alimentação com trocas de experiência e aprendizados”, destaca Diego Barreto, CFO do iFood.

“Ter o primeiro Startup Weekend Foodtech do Brasil no iFood foi, sem dúvida, inspirador para a construção dos negócios e projetos que nasceram no evento. Queríamos passar para os competidores que Foodtech é um universo amplo e isso o iFood faz muito bem. Sabíamos da responsabilidade de trazer uma boa experiência para os participantes e a infraestrutura que a empresa tem para receber eventos neste modelo fez com que todo mundo se sentisse seguro, inspirado e motivado para trabalhar as 54hs.”, Maíra Camargo, organizadora do evento.

Destaques do evento

O principal prêmio foi concedido para a FoodStock, startup criada na competição com o objetivo de mudar a forma como as pessoas cozinham, por meio de receitas rápidas e inteligentes sem sair de casa.

Problema: “Cegueira da geladeira.” Um fenômeno sofrido por 75% dos brasileiros, se trata de abrir a geladeira e não ter ideia do que cozinhar, seja por falta de ingredientes, criatividade ou pela confusão causa pelo vasto leque de receitas disponíveis online.

Solução: A FoodStock desenvolveu a ideia de uma plataforma que através de áudio, foto ou texto o usuário é capaz de enviar os ingredientes que possui em casa e receber uma receita personalizada, baseada em nível de dificuldade e tempo desejado. Essa solução diminui o desperdício, a perda de tempo e contribui para a variabilidade das refeições diárias.

As outras soluções reconhecidas na competição que aconteceu na sede do iFood, em Osasco, foram: Prato Amigo (2º Lugar) – Sugestão de plataforma que possibilita a compra de um prato de comida e garante operação logística para ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social; Foodplan (3º Lugar) – Ideia de plataforma que propicia projeção de demanda antecipada e trabalha no auxílio da falta de previsibilidade nos pedidos dos pequenos e médios restaurantes, melhorando o planejamento e diminuindo o desperdício de alimentos e prejuízos financeiros; e Xeppa (Menção honrosa) – Ideia de plataforma que informatiza a feira de rua, criando um ecossistema entre consumidores e feirantes, atuando com o objetivo de retomar o crescimento do movimento em feiras, que apresentou queda nos últimos anos.

Entre as principais premiações, a vencedora ganhou um mês de coworking, além de mentoria com o diretor de expansão do iFood, quatro vagas para cursos do MERGO UX e da Perestroika, consultoria com a MEIUCA, participação em workshop da Laje, mentoria com a Nestlé e visita ao escritório da Heineken. Segunda e terceira colocada também foram premiadas com cursos MERGO UX e Perestroika, além de consultoria MEIUCA e desconto em workshop da Laje.

As demais equipes que também competiram no primeiro Startup Weekend Foodtech foram: Happy Flow, iEmbala, Rango Pet, Best food, Urbânicos, Consuma Saúde e FORNECE.

Comments are closed