Tendências que beneficiam os data centers

Por Carlos Morrison Fell

“Uma meta, antes de ser um objetivo, é um sonho”. Essa é uma das frases de Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”, e foi com ela que recentemente comecei uma palestra que falava sobre o futuro na área tecnologia. O motivo? Hoje existem várias tendências que impactam os data centers e, embora os administradores e diretores corporativos desejem adotá-las, é preciso primeiro conhecê-las bem antes de transformar essas tendências em metas com um plano específico. As empresas hoje têm ouvindo muitas coisas, o que torna tudo mais de difícil de assimilar.

Por exemplo, as mudanças nos modelos de negócios e na conectividade 5G estão aumentando as implementações de redes e o crescimento no volume de dados está impulsionando o uso da nuvem. Tudo isso afeta a forma como os gerentes devem enxergar e planejar o futuro. Selecionei as principais tendências que estão impactando profundamente os data centers:

– Crescimento acelerado dos data centers. Até 2021, o tráfego global da Internet aumentará até três vezes. Imagine a quantidade de dados.

– O papel dos data centers hyperscale. Velocidade e inovação são dois termos que definem esses DCs, levando os fabricantes e projetistas a evoluírem rapidamente.

– Novas arquiteturas de rede. Velocidades de até 400 Gbps forçam arquiteturas interconectadas que suportam virtualização e velocidades de transmissão inimagináveis.

– FOG Computing. Como se fosse ficção científica, hoje os dispositivos se comunicam entre si, mas nem todos os data centers estão prontos para suportar a IoT (Internet das Coisas). Você está pronto para essa mudança ou seu data center se tornará obsoleto?

Todas essas tendências estão gerando grandes avanços, mas como disse no começo, antes de podermos elaborar um plano, o sonho começa com o conhecimento: tecnologias, tendências, seus pontos fortes e fracos. Seguindo esse método, um sonho se torna uma meta, uma meta, um objetivo, e tudo isso se torna uma estratégia.

A capacidade dos administradores de data centers de se prepararem para esses desafios definirá se seu data center irá oferecer ou não as inovações que as novas tendências exigem ou se ele se tornará obsoleto em pouco tempo.

Carlos Morrison Fell, vice-presidente de Engenharia de Aplicação para a região das Américas da área de negócios de soluções de conectividade da CommScope

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.