FTT estreia na 45ª edição do Conarh

Comprometida com a transformação social por meio da educação, a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), instituição que oferece ensino superior gratuito e que está há 8 anos consecutivos no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC), desenvolve uma série de ações em prol da inserção do seu aluno no mercado de trabalho e ostenta um índice de 80,9% de alunos dos últimos períodos empregados ou estagiando. Essas experiências serão compartilhadas durante Expo ABRH, principal feira de negócios da área de gestão de pessoas na América Latina, que ocorre juntamente com a 45ª edição do Conarh (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que será realizado entre 13 e 15 de agosto, no São Paulo Expo.

Somente no primeiro semestre de 2019, foram firmados 188 novos contratos de estágio e a expectativa para o final do ano é superar as 229 contratações realizadas em 2018. De acordo com Viviane Viana, coordenadora do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) da FTT, já são 41 novas organizações conveniadas, nos seis primeiros meses deste ano, para oferecer vagas que totalizam em mais de 400 empresas concedentes de estágios cadastradas pela Faculdade.

“Nosso rol é composto por empresas de vários segmentos, como a T-Systems do Brasil, Basf, Nèscara, Itaú Unibanco, Toledo do Brasil e as montadoras Volkswagen, Mercedes-Benz, GM e Ford, dentre outras. Algumas corporações preferem estagiários FTT, ou seja, lançam as vagas de estágio primeiro para nossos alunos”, revela Viviane.

Segundo a diretora acadêmica Luciana Guimarães Borges, na FTT, o aluno tem acesso a atividades e oportunidades muitas vezes oferecidas em consultorias especializadas em recursos humanos, como por exemplo, aplicação de ferramentas de autoconhecimento para orientação de carreira, auxílio na elaboração de currículo, apoio na busca de oportunidades profissionais e preparação para processos seletivos (entrevistas e dinâmicas), todos eles realizados de forma individualizada.

“Nosso empenho vai além da formação profissional, nós buscamos capacitar e empoderar jovens para que exerçam a cidadania responsável. A instituição possui forte compromisso com a transformação social, e a participação no processo de inserção dos estudantes no mercado de trabalho é parte desse ciclo. A forma como essas iniciativas são desenvolvidas pela faculdade, de forma gratuita, são inovadoras”, afirma a diretora.

Consultoria e capacitação

A FTT também realiza o acompanhamento e a supervisão dos estágios, por meio do mapeamento do desempenho do aluno, estudo que aponta para o desenvolvimento de gaps e fortalecimento das potencialidades; de visitas de estágio às empresas concedentes para avaliação do programa e identificação de melhorias no curso; e de encontro de supervisores de estágio, evento que reúne professores e gestores de empresas para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho.

Ainda no âmbito da preparação do aluno para ingressar ou melhorar sua performance no mercado de trabalho, a FTT também promove ações como a Trilha de Carreiras, atividade em que profissionais do mercado são convidados para compartilhar sua trajetória profissional com as turmas ingressantes, possibilitando a confirmação da escolha profissional dos estudantes; Employer Match, que visa explorar a diversidade de atuação dentro do curso escolhido; Laboratório de Carreiras, treinamentos para o desenvolvimento de competências mapeadas nos relatórios de acompanhamento de estágio; FTT Carreiras, evento que inspira as trajetórias profissionais dos estudantes em curso com a participação de profissionais renomados do mercado; e a Feira de Carreiras, que reúne mais de 15 estandes de empresas e agentes de integração disponíveis para tirar dúvidas sobre programas de estágio e trainees.

“A consultoria do NAC é oferecida para os graduandos, pós-graduandos e alunos do curso técnico em Mecânica. A instituição prima pelo desenvolvimento integral dos seus alunos, trabalhando todas as dimensões, por meio de projetos filantrópicos, programas de extensão universitária, iniciação científica, desafios empresariais, além da constante atualização de seus cursos para que eles estejam sempre alinhados às demandas do mercado e do próprio aluno”, finaliza a diretora.

O estande da FTT na Expo ABRH é o 80-D, que fica na Rua 4, do São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, s/n – Km 1,5 – Vila Água Funda. Mais informações: www.conarh.org.br

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.