Empresa usa meta-algoritmo para evitar viés em contratação

A Rocketmat – startup de soluções para seleção de candidatos e gestão de pessoas por meio de Inteligência Artificial – está implantando uma nova metodologia para garantir total imparcialidade nos processos de seleção de novos colaboradores ou promoção dos atuais dentro das empresas.

Nesta fase, os especialistas da Rocketmat estudam diferentes formas de cálculos matemáticos, nas quais, por meio de metodologia própria, incluem um meta-algoritmo, capaz de aprimorar ainda mais os processos de identificação de talentos. Tiago Machado, sócio e um dos fundadores da Rocketmat, explica que a metodologia aplicada tem a finalidade de detectar e corrigir eventuais classificações enviesadas que possam ter surgido nas primeiras análises.

“Em outras palavras, é como se um algoritmo entrasse em campo para vigiar se os seus pares matemáticos estão fazendo o trabalho corretamente, eliminando todas as possibilidades de escolhas com preconceitos de gênero, idade, raça e outros”, acrescenta.

A metodologia implementada do meta-algoritmo potencializa ainda mais as decisões do departamento de Recursos Humanos, pois garante não apenas um ajuste fino no processo de contratação de candidatos e candidatas, mas também reduz qualquer inconsistência ou decisão subjetiva durante as etapas de seleção.

Na Rocketmat, Matthew é o nome do robô – ou, tecnicamente falando, um “composto matemático e computacional” – responsável pela identificação das características comuns dos colaboradores que mais entregam bons resultados à organização e melhor se adaptam à cultura local. Seus algoritmos coletam os dados internos da empresa e as informações dos currículos interessados na vaga, criando um modelo de raciocínio capaz de fazer previsões. Já no universo da gestão de pessoas, a inteligência artificial permite, por exemplo, dizer se um funcionário está prestes a pedir demissão e até recomendar sua transferência para outro setor.

A partir de agora, Matthew terá companhia para ajudá-lo a encontrar e selecionar os perfis mais condizentes às oportunidades e cargos disponíveis nas organizações e a tornar o trabalho da equipe de pessoas ainda mais fundamentado.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.