Havan investe em tecnologia no CDH

Quem passa pela rodovia BR-101 — um importante eixo de ligação entre os extremos Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, por onde transitam diariamente aproximadamente 22 mil veículos —, é levado a contemplar um empreendimento que surpreende pela sua dimensão: 300 m² de fachada, 105.000 m² construídos, num terreno de 800.000 m². Admirável, o Centro de Distribuição Havan, um dos mais modernos do Brasil, também chama atenção pela fachada com arquitetura no estilo georgiano, inspirada na Casa Branca (residência oficial e principal local de trabalho do presidente dos Estados Unidos) e por ter uma imponente réplica da Estátua da Liberdade com 57 metros de altura, o maior monumento do país, tendo até um mirante com vista panorâmica para o mar de Barra Velha, município brasileiro do estado de Santa Catarina.

O projeto do Centro de Distribuição Parada Havan é também um centro comercial e turístico da região, tendo megaloja (6.000 m²), restaurante, lanchonetes, playground, posto de combustível, sanitários e instalações para recepcionar visitantes da cidade e turistas brasileiros e estrangeiros, que chegam à região atraídos pelo belo litoral catarinense. Construído em 2010, o CDH é o coração da empresa, pulsando 24 horas ininterruptamente todos os dias — em três turnos de trabalho de oito horas e durante toda a semana — no armazenamento, movimentação e distribuição de mais de um milhão de produtos, que abastecem as 127 lojas da rede, espalhadas por todo o Brasil, desde a região Sul até Rio Branco, no Acre. A entrada e saída de caminhões na área reservada para eles não para: são cerca de 160 veículos sendo carregados diariamente, com movimento crescente em épocas festivas, como Natal e Dia das Mães.

Com 33 anos, a Havan surgiu do sonho empreendedor do então operário Luciano Hang e de seu ex-sócio Vanderlei. Da junção dos nomes deles, surgiu a marca. Talvez não imaginassem que de um pequeno comércio de tecelagem, com apenas 45 m², surgiria uma das mais importantes redes de departamentos do Brasil. Hoje, 40 milhões de clientes visitam as lojas — que comercializam produtos diversos de moda; cama, mesa e banho; utilidades domésticas e eletrodomésticos — a cada ano, sendo também um e-commerce de grande sucesso, com crescimento de 356% da receita nos últimos dois anos. A rede tem projeção de desenvolvimento para mais de 200 unidades até 2022.

Para que toda essa engrenagem comercial funcione, o gigante e impressionante CDH possui equipamentos de última geração, que reúnem modernidade e agilidade com sistema automatizado de armazenamento e separação de itens, beneficiando clientes e colaboradores. Entre eles, estão os equipamentos da marca STILL — pertencente ao Grupo KION, que fornece mais de 50 máquinas —, que são: Transpaleteiras, que pegam a carga e a erguem acima do solo para o transporte; e as Empilhadeiras Retráteis, que permitem que funcionários organizem e desloquem grandes quantidades de mercadorias de maneira rápida, simples e muito eficiente, com movimentação lateral, contribuindo para a otimização do espaço de armazenagem e podendo alcançar objetos e pacotes que estejam a até 12 metros de altura.

Normalmente, em centros de distribuição, a presença masculina é predominante, mas na Havan isso também é diferente, já que 80% dos funcionários do local são mulheres. “Elas são tão eficientes na operação dos equipamentos STILL quanto os homens, sendo, porém, mais detalhistas, graciosas e delicadas neste comando, ainda que lidem com cargas grandes e pesadas”, conta o Gerente de Célula do Centro de Distribuição, Ademir Klann. Nisto a tecnologia ajuda, pois, ainda que robustas, as máquinas deslizam silenciosamente de um lado para o outro com muita facilidade, retirando e distribuindo até 5.000 produtos por hora. Para abastecer as lojas Havan de outras localidades, são movimentadas uma série de caixas maiores e fechadas, com mais volume; e para o comércio on-line e da megaloja local, são produtos fracionados. O trabalho envolve objetos de todos os tamanhos, desde pequenos pacotes de fraldas até eletrodomésticos de maior porte, como televisores, geladeiras, fogões, micro-ondas e freezers.

Com trabalho rápido e preciso, uma das etapas mais importantes de separação de pedidos para envio de e-commerce é o picking. “O uso destes equipamentos tecnológicos da STILL promove otimizações, reduzindo o tempo e os gastos, aumentando a produtividade da equipe”, explica Ademir. Os operadores se divertem ao conduzir as máquinas, com o mesmo prazer de quem dirige um carro potente. Tamanha destreza faz com que virem esquinas, entrem em corredores e se desloquem com certa velocidade, sem esbarrar em nada. A modernidade tecnológica e de comunicação dentro do imenso galpão gera sintonia entre os departamentos, fazendo com que o pedido feito pela internet gere uma programação, acione o sistema de separação e um código para que o operador vá diretamente ao endereço e local exato do produto a ser retirado (cada corredor é como se fosse uma rua com código postal e número de prédio). Essa precisão impressiona! Desta agilidade, depende o índice de satisfação dos clientes, que receberão suas compras em tempo hábil. Certamente, a maioria dos consumidores não imagina esse interessante passado logístico do produto adquirido!

A demanda de serviços, a quantidade de colaboradores e o investimento em maquinário tecnológico não devem parar na Havan, já que os planos de ampliação do CDH já estão em andamento, prevendo mais de 40.000 m² construídos até 2021. Tanto profissionalismo e esforço na movimentação de materiais e logística devem ser mesmo o motivo de tamanho avanço (palavra que, coincidentemente, faz alusão à marca)!

Parceria promissora:

A Havan tem uma parceria de sucesso por mais de 9 anos com a STILL, que é líder de mercado no Brasil. A marca do Grupo KION oferece soluções customizadas para a intralogística mundialmente, implementando o gerenciamento inteligente de equipamentos de movimentação e armazenagem, softwares e serviços. Aquilo que o fundador da empresa, Hans Still, iniciou em 1920 com muita criatividade e espírito empreendedor, rapidamente se tornou uma marca forte e renomada globalmente.

Atualmente, mais de 8 mil funcionários qualificados trabalham diariamente no desenvolvimento, produção, vendas e serviços para atender às necessidades de clientes como a Havan no mundo todo. As chaves para o sucesso corporativo são o escopo de produtos altamente eficientes e as soluções projetadas sob medida para empresas de grande e pequeno portes, assim como aplicativos e softwares para logística visando a alcançar o gerenciamento eficiente do armazém e dos materiais movimentados.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.