89% das empresas afirmam que a distância entre as equipes é o principal desafio para implantar o DevOps

A Trend Micro, líder global em soluções de cibersegurança, anunciou os resultados de uma pesquisa recente que mostra que, apesar dos benefícios conquistados na adoção de uma cultura DevOps, a maioria dos líderes de TI entrevistados acreditam que a comunicação entre segurança de TI e desenvolvimento de software precisa melhorar muito para que se consiga sucesso.

Liderada pelo pesquisador Vanson Bourne, a companhia analisou as práticas de 1.310 tomadores de decisão de TI – tanto de grandes empresas, quanto de PMEs – ao redor do mundo em relação ao DevOps. Os entrevistados estão em estágios diversos da implementação da cultura DevOps enquanto integram os times, o desenvolvimento de aplicações, as operações de tecnologia da informação e a segurança, tudo isso a fim de ganhar em agilidade.

Embora 3/4 (74%) tenham afirmado que essas iniciativas se tornaram mais importantes no último ano, uma porcentagem ainda maior disse que a comunicação no departamento de TI precisava melhorar. 89% dos entrevistados afirma que os times de desenvolvimento de software e segurança de TI precisavam ter contato mais próximo, enquanto 77% afirmou o mesmo sobre desenvolvedores, segurança e operações. Um terço (34%) disse ainda que esses silos dificultam a criação de uma cultura DevOps na organização.

“A história do desenvolvimento de software mostra que os maiores e melhores progressos nos processos nunca acontecem rapidamente devido à variável mais valiosa, as pessoas, que têm padrões de comportamento e componentes culturais já existentes”, conta Steve Quane, vice-presidente executivo de defesa de rede e segurança para nuvem híbrida na Trend Micro. “Organizações implementando uma estrutura DevOps precisarão de forte direcionamento, mas a segurança não pode ser esquecida durante essa transição.”

Como fazer?

Os entrevistados indicaram as melhores maneiras de impulsionar essa mudança cultural: criar uma maior integração entre os times (61%), estabelecer objetivos comuns (58%) e compartilhar experiências de aprendizado entre as equipes (50%). Entretanto, 78% dos tomadores de decisão de TI acreditam que é preciso melhorias nessas áreas.

Apenas um terço (33%) dos entrevistados disse que DevOps é uma responsabilidade compartilhada entre desenvolvimento de software e operações de TI, o que é outra indicação do atual problema de comunicação entre os times. Parece que cada departamento acredita que tem a responsabilidade ou o direito de liderar esses projetos.

Apesar do entusiasmo para o DevOps – que já viu 81% das organizações implementarem ou atualmente trabalham em projetos – quase metade dos entrevistados (46%) desenvolveu apenas parcialmente sua estratégia de DevOps. Além disso, líderes de TI confirmaram que melhorar a segurança (46%) em TI é a principal prioridade no DevOps.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.