Processos e burocratização são os inimigos da área de TI

Por Frederico Queiroz, da NetSupport

O uso da tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, facilitando diversos trâmites que antigamente só eram possíveis de serem feitos de forma manual. Por isso, um dos setores mais estratégicos de uma empresa atualmente é o da Tecnologia da Informação (TI), que, sem dúvidas, é um forte aliado para a inovação e flexibilidade das organizações.

Porém, como tudo tem vantagens e desvantagens, um grande desafio da área é com relação a burocratização dos serviços, que faz com que os processos demorem a ser resolvidos. Atualmente, quando uma organização não tem uma área interna destinada a TI, ela contrata uma pessoa para realizar o serviço que necessita de inúmeras autorizações para a execução do trabalho.

O resultado disso são atrasos nas entregas e na resolução de problemas, gerando insatisfações por parte do cliente, além de aumento nos custos, uma vez que esses profissionais normalmente cobram por hora. Além disso, existem diversas leis federais, estaduais e municipais que impõem regras para que o sistema seja cada vez mais restrito.

Como opção para a resolução desses problemas está a otimização de processos para contratação de profissionais de TI, que é fundamental para que ambas as partes saiam satisfeitas. Atualmente, no mercado diversas startups oferecem serviços mais ágeis, reduzindo a burocracia com a oferta de serviços de acordo com a necessidade e prazo do cliente.

Compreender os processos internos da empresa para a resolução de problemas é o primeiro passo para melhorar o serviço. É necessário investigar quais os tamanhos das documentações, quais os departamentos responsáveis e quais as autorizações necessárias antes de iniciar o trabalho.

Outra atividade primordial para desburocratização é a integração de processos, pois ajuda a otimizar todas as ações entre o profissional de TI e a empresa. Nesses casos, é importante seguir um planejamento concreto para que nada saia do controle. Realizar processos digitalizados e de fácil acesso para todos os setores responsáveis pela aprovação do projeto ou serviço de TI é o melhor caminho para isso.

Outro ponto importante é sempre buscar alternativas e soluções que visam melhorias em todos os setores da companhia, principalmente no setor de TI que diariamente está em evolução. É imprescindível se manter atualizado! A área de tecnologia é o coração de uma empresa e quando não são feitas atualizações constantes, perdemos agilidade.

Em uma área que não para de crescer, é preciso atenção e cuidados para que os processos gerem resultados e aumento na produtividade. Em um mundo, onde a rapidez é um fator importantíssimo para o crescimento do seu negócio, a tecnologia não pode se tornar um empecilho, e sim uma ferramenta estratégica na resolução de dificuldades. Use a seu favor!

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.