Microsoft traz tecnologias para o banco digital do futuro no CIAB Febraban 2019

Nesta semana, a Microsoft leva ao CIAB Febraban soluções que aceleram a transformação digital dos negócios financeiros, com a apresentação do conceito de banco digital do futuro. O combate a fraudes financeiras é uma preocupação antiga para os bancos, mas ainda existem fragilidades de difícil solução. A IA é uma aliada importante das instituições financeiras para solucionar este problema. Algoritmos de aprendizado de máquina, por exemplo, auxiliam na análise do histórico de pagamentos e transações, localizando com maior precisão tentativas de fraude.

No Brasil e com participação na CIAB Febraban 2019, a fintech Simply, aplica tecnologia Microsoft em seu novo serviço de análise de documentação para combate a fraudes. Sem a necessidade de instalação de um app, utilizando a tecnologia PWA, os bancos podem capturar dados, documentos, selfie e geolocalização de futuros clientes e enviar as informações diretamente para o fluxo operacional dos bancos de forma segura e com baixo custo. Por meio do aprendizado de máquina e redes neurais, o serviço analisa as informações para simplificar o processo de onboarding, eliminando a necessidade de uso de aplicações de terceiros para a validação de dados. Com o uso da Microsoft e os recursos de Inteligência Artificial, a Simply reduziu para questão de segundos uma atividade que antes levava minutos, agregando mais qualidade de serviço, baixo custo e menor risco.

Na África do Sul, a Microsoft e o Standard Bank Group anunciaram recentemente uma parceria estratégica para acelerar a transformação do maior grupo bancário africano. Com o uso de ferramentas como Azure, Dynamics e Office 365, a instituição melhorou a sua interação com os clientes, enquanto aumentou os requisitos de segurança e compliance.

Durante painel sobre a evolução da I.A. e o futuro da indústria financeira, Guillermo Kopp, Diretor de serviços financeiros da Microsoft apresentará as tendências aplicadas ao setor bancário e como os serviços cognitivos estão sendo utilizados para avaliações de crédito, combate à fraude e para aprimorar os atendimentos via chatbot com interações mais precisas, de linguagem natural e traduções de idiomas.

Com investimentos do Fundo BR Startup, a fintech Olivia chega ao Brasil para ajudar no gerenciamento de finanças pessoais utilizando IA na nuvem Microsoft. Integrada ao aplicativo bancário do usuário, a tecnologia oferece leitura precisa sobre o status financeiro, considerando a possibilidade de gasto diário e formas de investir o dinheiro ocioso. As interações são realizadas por meio da API de linguagem natural do Microsoft Azure, e rodam diretamente no aplicativo bancário, ou seja, o usuário não precisa baixar outro aplicativo, as funcionalidades do Olívia rodam diretamente na instituição financeira parceira. Futuramente, dentro do conceito de open banking em que os dados bancários pertencem aos usuários e não às instituições, será possível analisar diversas contas ao mesmo tempo, oferecendo, desta forma dicas e insights sobre como utilizar melhor o dinheiro independentemente de onde ele esteja. Nos Estados Unidos, o aplicativo já ajudou muitos americanos a sair do vermelho. O usuário médio começa economizando apenas 0,8% da sua renda por mês. Em apenas 60 dias, esse valor salta para 5,7%, mudando a saúde e a vida financeira das pessoas.

“Enxergamos no sistema financeiro um grande potencial com a transformação digital e a adoção da IA e dos serviços de nuvem para aumentar a segurança e a eficiência dos serviços,” conta João Nunes, diretor de nuvem na Microsoft Brasil. “A adoção de tecnologias de linguagem natural aproxima empresas e pessoas com maior fluidez, facilitando a interação sem fronteiras. Em paralelo, o uso de blockchain como serviço facilita a implementação de serviços de segurança e torna cada transação mais segura e rastreável”, continua.

Para desenvolver soluções de tecnologia, a Microsoft é parceira do 3º hackaton do CIAB Febraban, realizado entre os dias 8 e 9 de junho com o tema “Entender para Atender Melhor os Clientes na Era da Economia Analítica”. Além da mentoria de profissionais da Microsoft, desenvolvedores utilizaram a plataforma de nuvem Azure para o desenvolvimento das soluções criadas no hackathon. Os vencedores serão anunciados no dia 11 de junho durante o evento.

Blockchain

A Microsoft também levará ao Ciab suas soluções em nuvem para blockchain, com a apresentação do serviço Azure Blockchain, uma forma de configurar redes seguras em poucos cliques com tarefas pré-definidas para melhorar a governança corporativa, como a adição de membros, nós e o processo de autenticação. Em parceria com a JP Morgan, a plataforma Quorum, construída sobre o Ethereum, será a primeira a integrar o novo serviço da Microsoft.

Para dar maior flexibilidade ao desenvolvedor de blockchain, a Microsoft e a Ethereum Foundation lançaram uma nova extensão para o Visual Studio Code. Como resultado, o editor simplifica o uso de contratos inteligentes baseados em blockchain, facilitando o processo como um todo, desde a sua criação, edição e implementação na rede Microsoft Azure.

“O uso de blockchain é um passo importante quando pensamos em sistemas financeiros,” explica Marcelo Eisele, executivo de contas do setor financeiro e especialista em blockchain da Microsoft Brasil. “A implementação permite maior segurança nas transações e um exemplo disso é a execução de contratos inteligentes dentro da plataforma Azure Blockchain, que permite isenção nas transações e a rastreabilidade das informações,” conclui.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.