Semantix apresenta soluções de Big Data e inteligência artificial para setor financeiro no CIAB Febraban 2019

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Como parte da estratégia em levar soluções cada vez mais otimizadas em análise de dados, a Semantix, empresa brasileira líder na oferta de tecnologia em Big Data Analytics e inteligência artificial e responsável pela primeira plataforma unificada para o Data Centric, apresentará no CIAB Febraban 2019, maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina, uma série de produtos e soluções para que contribuem para o setor financeiro extrair o que há de mais precioso em gerenciamento e análise de informações consigam criar insights na condução de seus negócios. O evento acontece de 11 a 13 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo

A velocidade, a variedade e o volume dos dados relacionados ao Mercado Financeiro têm crescido de maneira impressionante. Atividades de redes sociais, transações de aplicativos móveis, logs de servidores, dados de mercado em tempo real, detalhes de transações, investimentos, entre outras coisas. Com a tendência de digitalização dos serviços, essa variedade é apenas o começo. Para se beneficiar dessa imensa quantidade de informações, grandes empresas estão investindo em Big Data.

Dentre as vantagens do uso da tecnologia de Big Data estão a captura e a análise de diversas fontes de dados, criando modelos preditivos e simulando eventos de mercado. Com soluções como Hadoop, NoSql e Spark, é possível identificar e integrar dados não estruturados (por exemplo, redes sociais e análises de sentimento) com dados estruturados. Além disso, consegue-se encontrar e armazenar cada vez mais diversos dados em sua forma bruta para análise futura.

Outros exemplos:

Automatizar gestão de risco de crédito

Graças à disponibilidade de uma grande variedade de informações pela internet, uma nova geração de empresas financeiras (conhecidas como Fintechs) estão encontrando diferentes maneiras de aprovar empréstimos e gerenciar riscos. Para avaliar se uma determinada empresa é uma boa pagadora, é possível coletar dados de suas plataformas de e-commerce, avaliações de clientes, registros de envio e uma série de outras informações.

Análises em real-time

Até pouco tempo atrás, as instituições financeiras eram prejudicadas pelo tempo de atraso entre a coleta e análise de dados. Com as análises em Real-time, este problema é resolvido, além de proporcionar novas formas de trabalho.

Combate à fraude financeira

Bancos e empresas de cartão de crédito podem analisar rotineiramente saldos de contas, padrões de gastos, histórico de crédito para determinar se as transações estão fora dos padrões. Se a atividade suspeita é detectada, eles podem suspender imediatamente a conta e alertar o proprietário.

Melhorar as classificações de crédito

A alimentação contínua de dados on-line significa que as notas de crédito podem ser atualizadas em tempo real. Isso fornece aos credores uma imagem mais precisa de seus ativos e operações de negócios.

Segmentação de clientes

Como qualquer outra indústria no planeta, bancos e instituições financeiras têm a necessidade de saber mais sobre as pessoas que utilizam seus produtos e serviços. Com Big Data, é possível utilizar diversas ferramentas para criar uma visão em 360 graus de seus clientes.

“Levaremos ao Ciab Febraban 2019 as melhores soluções de extração de valor para o setor financeiro com o uso de inteligência artificial, internet das coisas, Big Data Analytics e outras, que são e serão muito estratégicas para essas organizações”, avalia Leonardo Santos, CEO da Semantix.

Semantix no Ciab Febraban 2019 – Congresso de tecnologia da informação para instituições financeiras

Estande: C3
Data: de 11 a 13 de junho de 2019
Horário: das 10h às 19h
Local: Expo Transamérica
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo, SP.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.