Insights sobre Tecnologia e Transformação

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Por César Samuel Ferreira Schneider

Evolução e desenvolvimento das pessoas e sociedades são aspectos inerentes à transformação digital

Durante toda a história da evolução humana e das civilizações, a tecnologia (talvez não como a imaginamos hoje) foi fator preponderante no desenvolvimento das atividades profissionais e determinante na condição de situar culturas ao redor de hábitos e métodos.

Para isso, vamos entender melhor o que é tecnologia:

Ambas as palavras vêm do grego e nos mostram que a tecnologia possui vários significados em sua origem, tratando-se da arte, do raciocínio da arte e da ciência. Genericamente, podemos definir tecnologia como o conjunto de conhecimentos e informações organizados em prol da resolução de problemas (Correia, 1999).

Esta afirmação revela um significado que foi distinguido por nossos antepassados. A partir do momento que se deram conta destes conceitos, os mesmos iniciaram estudos para mapear e identificar os métodos pelos quais as sociedades evoluíram e como poderiam progredir para se transformar culturalmente e tecnologicamente.

NO NOSSO CASO…

Atualmente dispomos da tecnologia em um estágio próximo a seu state-of-the-art (i.e.: estado da arte, algo em sua forma mais refinada). Grande parte de nossa sociedade gira em torno dela, dispomos de ferramentas que nos conectam de forma pessoal (Facebook, Whataspp, redes sociais em geral) e profissional (Outlook, Linkedin, Slack etc). Somos parte ativa desta aceleração e integração dos meios tecnológicos no cotidiano para melhoria da vida humana e profissional.

Dentro dos ambientes corporativos, existe a necessidade de encontrar o equilíbrio entre o pensar dos pontos de vistas estético da interface, técnico dos desenvolvedores e prático do usuário. Além da utilização de métodos que aguçam os sentidos e a criatividade, tais como Design Thinking, que nos tornam equivalentes e capazes na busca destes objetivos.

Uma característica que define a forma como a tecnologia é movimentada a partir da transformação é o elo presente entre a produção tecnológica e o consumidor final. Produtos como softwares tendem à constante atualização mediante a criação e utilização de formas de conversar com o usuário, reaproveitando informações e processos em prol da otimização dos sistemas. Esta transformação digital é feita para o produto estar mais próximo da experiência ideal do usuário e são necessários experimentos para validar seu formato.

É possível notar as melhorias que os softwares são capazes de criar a partir de programas de gerenciamento na área de Business Intelligence (PowerBI, Apache Spark) e Inteligência Artificial (chatbots). Eles geram gráficos automaticamente ou respondem perguntas aos gestores e sistemas de monitoramento, adaptando-se aos processos e componentes (automação inteligente), entre outros. Estas otimizações são geradas por meio do uso inteligente das informações presentes dentro das organizações.

Com isso, verifica-se que a transformação tecnológica acompanha o desenvolvimento humano e possui grande importância na capacidade de fornecer interação entre as pessoas onde quer que elas estejam e melhorar os processos organizacionais existentes através do processamento da informação.

César Samuel Ferreira Schneider, da área de Desenvolvimento Organizacional da CINQ Technologies.

Referência

CORRÊIA, Maíra Baumgarten. Tecnologia. Inc: CATTANI, Antonio D. (Org.). Trabalho e
tecnologia: dicionário critico. Petrópolis, RJ: Vozes: Editora da Universidade/UFRS, 1999
(p.250).

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.