Startup recompensa 20% dos funcionários com ações na empresa

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Com o objetivo de entregar benefícios reais para todos, o Méliuz, empresa que devolve parte do valor gasto em compras, retribui não só consumidores como os colaboradores nas suas políticas internas. Prática conhecida como giveback consiste em promover colaboradores à sócios anualmente, realizar concursos que premiam novas estrelas do YouTube e até mesmo auxiliar novos empreendedores por meio de mentorias e palestras.

Israel Salmen e Ofli Guimarães, fundadores do Méliuz, se inspiraram em empresas do Vale do Silício ao desenvolver o processo em que os colaboradores do Méliuz são recompensados com stock options e se tornam sócios da empresa. A sociedade é concedida aos funcionários de acordo com seus resultados, seu histórico profissional e também sobre o que esperam para o futuro da empresa. Entre os sócios há um com 23 anos, alguns que receberam as stock options com somente 6 meses de Méliuz e os cargos vão de analistas a coordenadores, gerentes e diretores.

Neste ano, o Méliuz anunciou doze novos sócios, completando 20% do corpo de funcionários da empresa que possuem direito a stock options. “Queremos que todo colaborador se sinta parte do negócio. Nosso objetivo é reconhecê-lo por todo empenho e garra que apresentou ao longo dos anos nos desafios que enfrentou por nós. Em longo prazo, os efeitos para a empresa são excelentes: mais pessoas pessoas pensando com cabeça de dono e a retenção de talentos que são mais engajados com a empresa e que possuem e vivem nossos valores no dia a dia.” comenta Israel Salmen, fundador e CEO do Méliuz.

As ações de giveback não terminam em suas políticas internas. Em dezembro do ano passado, a empresa finalizou o Desafio Méliuz, competição que tem o objetivo de alavancar canais do YouTube. Foram 3 ganhadores e o prêmio de R$30.000 foi distribuído para cada um deles. “O Desafio Méliuz é algo que me enche de orgulho porquê vai de encontro com os nossos valores e o que queremos devolver para a sociedade. Buscamos realizar ações onde todos os envolvidos saiam ganhando – tudo aqui é Ganha-Ganha-Ganha.” ressalta Salmen. A 1ª edição do Desafio no Youtube foi realizada em 2016 e a ganhadora Ana Lídia Lopes tem mais de um milhão de seguidores hoje.

Selecionados como empreendedores Endeavor, os fundadores do Méliuz retribuem os aprendizados adquiridos com a instituição por meio de palestras em eventos. O Diretor de Operações, Lucas Marques, além de realizar mentorias nestes eventos, também dá aulas na UFMG, com o tema empreendedorismo. Além disso, os colaboradores realizam benchmarking, com o objetivo de compartilhar o que aprenderam e auxiliar aqueles que também estão em crescimento.

Essas práticas renderam à empresa o 28º lugar no ranking de melhores empresas para se trabalhar no ranking da Love Mondays, construído a partir da avaliação anônima dos próprios funcionários, ao lado de empresas como AMARO , Rentcars.com e Serasa Consumidor.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • Invista no valoragregado.com

    Invista no valoragregado.com