Executivos discutem certificação de dispositivos móveis e IoT na América Latina

Executivos discutem certificação de dispositivos móveis e IoT na América Latina

Considerando o grande potencial de mercado latino-americano e o futuro das telecomunicações na região, o GCF (Global Certification Forum), a gigante espanhola Telefónica e a multinacional alemã DEKRA, viabilizaram o primeiro workshop sobre certificação de dispositivos móveis e IoT da América Latina e 78° encontro do seu grupo de direção. O evento aconteceu e, em São Paulo e reuniu cerca de cem executivos de empresas de telecomunicações, fabricantes de dispositivos, certificadoras e membros do GCF de várias partes do mundo.

O workshop ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer o processo de certificação GCF, como ele aprimora a qualidade dos dispositivos e minimiza problemas de interoperabilidade entre dispositivos e redes. Além disso, o seminário abordou as mais recentes iniciativas do GCF sobre certificações de IoT de Aprovisionamento Remoto de SIM (eSIM) para consumidores finais.

De acordo com Lars Nielsen, diretor-geral do GCF, a ideia por trás do workshop era apresentar aos principais players do mercado latino americano os benefícios de se tornarem membros da organização.

Durante sua palestra, Atila Branco, diretor de planejamento de redes da Vivo Brasil — marca comercial da Telefónica no país —, reconheceu a importância da certificação GCF: “Nós, da Vivo, costumamos dizer que qualidade está no nosso DNA, e entendemos que a certificação de todos os nossos aparelhos ajuda a manter nossa posição de liderança nesse aspecto”.

Branco também divulgou dados de testes conduzidos em todos os mercados em que a Telefônica opera e revelou que, no Brasil, eletrônicos com certificação melhoraram em 33% seu desempenho, em comparação com aqueles que não foram testados.

Segundo Alejandro Torrecillas Torregrosa, diretor global de Testes & Certificação da DEKRA Espanha, a multinacional alemã vê a certificação como um modo de facilitar a inserção do produto de um fabricante no mercado, pois ela reforça a confiança das operadoras de que estão recebendo produtos de qualidade verificada. Além disso, o processo assegura que a rede de dados da operadora está segura.

A DEKRA, conhecida no Brasil por soluções e serviços de seleção de riscos e vistorias automotivas, impulsionada por sua nova estrutura global, traz para América Latina novas divisões de serviços já consolidadas em outras regiões do mundo. A divisão de certificação de produtos e conectividade é uma delas. Atualmente é parceira global da Telefónica na realização de testes para a operadora em seus laboratórios na Espanha e no Chile, após ter conseguido certificação CGF de teste e qualificação em rede fixa e também laboratorial. No Brasil, é a empresa credenciada pela Vivo para realizar os testes locais de qualidade em seus aparelhos.

Ainda de acordo com Torregrosa, a expectativa é de que o evento faça com que o mercado latino americano passe a considerar a certificação CGF como um selo de qualidade e, certamente, um requisito indispensável no futuro.

Comments are closed