TOTVS lança plataforma de relacionamento com profissionais de desenvolvimento

TOTVS lança plataforma de relacionamento com profissionais de desenvolvimento

A TOTVS, líder brasileira no desenvolvimento de softwares de gestão, amplia suas estratégias de relacionamento com a comunidade de profissionais de TI e lança o TOTVS Developers, uma plataforma de conteúdo e serviços voltados para o desenvolvedor. Com documentação de integração de APIs, canais de comunicação e artigos de especialistas, o lançamento faz parte da estratégia da companhia de aproximação com esse público, incluindo a atração e retenção de talentos.

De acordo com o Barômetro de Tecnologia 2018, realizado pela da PagePersonnel, 41% dos gestores indicam que sua principal dificuldade de recrutamento é a falta de profissionais qualificados. Desenvolvedores de software são os mais procurados, sendo mencionado como prioridade de contratação para 23% dos entrevistados na pesquisa. Outra pesquisa, também do PageGroup, reforça a competição pelos talentos de tecnologia e indica que 21% dos trabalhadores de TI do Brasil são sazonais.

Com a alta competitividade e a importância de reter jovens talentos, o TOTVS Developers tem como objetivo integrar as ações da companhia focadas no desenvolvedor, para aumentar o engajamento com profissionais, sejam eles iniciantes ou experientes. “Entendemos que o primeiro passo para melhorar nossa relação com desenvolvedores era criar uma plataforma de comunicação integrada. Assim surgiu o site de conteúdo, que possui blog com artigos técnicos, espaço para podcasts, integração com canais externos como Slack e GitHub e agenda para nossos meetups”, comenta Juliano Tubino, vice-presidente de Marketing e Estratégia de Negócios da TOTVS.

Em seu lançamento a plataforma TOTVS Developers conta com:

Blog técnico – com artigos de profissionais de desenvolvimento apresentando informações técnicas, tendências e novidades sobre o mercado de programação.

Referência de API TOTVS – um guia com todas as informações para integração de APIs.

Biblioteca com lista de APIs que podem ser integradas em soluções, plataformas ou apps desenvolvidos com tecnologia da TOTVS;

Documentação sobre o funcionamento das APIs da TOTVS;

Área de testes de código em várias linguagens.

TOTVS HTML Framework – uma biblioteca de componentes, diretivas e serviços para o desenvolvimento de aplicações web responsivas e aplicativos móveis, garantindo o uso do novo guideline de desenvolvimento da TOTVS.

TOTVS.Net Core Framework – um framework backend para desenvolvimento das WebAPIs de sua aplicação, que garante o padrão de APIs estabelecido pela TOTVS.

Tface – conteúdo sobre a nova identidade da TOTVS, desenvolvida com foco na experiência do cliente. Uma combinação entre áreas com o objetivo de manter as plataformas da TOTVS com identidade única, moderna e simples.

Fluig – com detalhes técnicos do Fluig, uma plataforma que permite a criação e a viabilização dos projetos de inovação.

Segundo Tubino, esta iniciativa também reforça o posicionamento marca frente aos programadores, sejam talentos internos ou externos com potencial para alavancar o mercado de tecnologia. “Nosso objetivo é ter 8 mil desenvolvedores brasileiros cadastrados em nossa base, para que eles possam receber nosso conteúdo, mas para que também possam contribuir com nosso ecossistema de tecnologia”, comenta.

A TOTVS ainda conta com o Beer for Devs, um programa de YouTube realizado em clima de happy hour, no qual os desenvolvedores falam sobre os mais diversos temas de tecnologia. Os talentos da companhia também contam com suas próprias ações, como o Coffee and Code, um evento para os profissionais debaterem temas de tecnologia, além de buscar soluções do mercado para problemas de programação e compartilhar descobertas profissionais.

Comments are closed