Oiweek SciBiz promove experiência pioneira de inovação aberta em evento em São Paulo

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

A partir desta segunda-feira (25), a USP Campus Cidade Universitária, em São Paulo, sedia a primeira edição da Oiweek SciBiz, evento que reúne startups, pesquisadores, investidores, estudantes universitários, governos e grandes empresas, em uma experiência pioneira de open innovation. A iniciativa, que estende-se até o dia 28, é resultado da união da 11ª Open Innovation Week, maior evento de inovação aberta do Brasil, com a II Science Meets Business, conferência promovida pela Universidade de São Paulo (USP), em uma parceria inédita com a instituição liderada pela FEA-USP e Agência USP.

Um dos destaques desta edição será a utilização do Inova.USP, infraestrutura laboratorial da instituição, dedicada à pesquisa e inovação colaborativa, para que grandes empresas, startups e pesquisadores cocriem projetos de inovação entre si. A estrutura de 17.000 m² se junta às EMBRAPIIs, CEPIDs, INCTs e tantos outros locais importantes onde se avança em inovação dentro da USP. Os participantes deverão utilizar a plataforma de matchmaking da 100 Open Startups e 100 Open Techs para pré-agendar reuniões e identificar potenciais parceiros

Com o objetivo de discutir os rumos do setor e estimular as conexões e negócios dentro desse ecossistema, a expectativa é que mais de 5.000 reuniões de negócios sejam realizadas por meio da tecnologia 100 Open Startups. A expectativa é receber mais de 2.000 executivos de empresas líderes, 300 startups, 50 painelistas, 15 palestrantes internacionais, 300 investidores e apresentar 200 tecnologias. Além disso, a Oiweek SciBiz conta com uma extensa programação, que inclui palestras e workshops com executivos de grandes empresas, como Yellow, Nubank, TruckPad, Natura, Braskem, iFood, Cemig e Matera.

“Em colaboração com a USP, ampliamos o formato da 11ª Oiweek, utilizando os métodos mais avançados de open innovation e uma verdadeira transformação digital no formato do evento. Vamos promover uma experiência pioneira dentro do Campus, aliada à tecnologia do 100 Open Startups, buscando potencializar a colaboração entre os atores do ecossistema e resultados mais efetivos. Ter uma das instituições de ensino superior mais importantes do Brasil aberta e participando ativamente de um evento deste porte é um marco para o ecossistema”, explica Bruno Rondani, organizador da Oiweek.

O evento se propõe a aproximar profissionais de diferentes áreas de novas tecnologias, como digitalização, robotização, inteligência artificial, manufatura avançada, big data, IoT, drones, biotecnologia e outras tendências que estão mudando radicalmente a estrutura do mercado e da sociedade. “Cocriar soluções a partir de redes de inovação, open innovation e empreendedorismo de alto impacto torna-se crucial como uma oportunidade de expansão”, acrescenta Rondani.

Com coordenação geral do Prof. Dr. Moacir de Miranda Oliveira Junior, professor-titular e chefe do Departamento de Administração da FEA-USP, o evento é realizado em conjunto pela Agência USP de Inovação – AUSPIN, 100 Open Startups e centenas de parceiros do ecossistema em um modelo aberto.

Programação

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, serão realizadas reuniões em formato speed-dating, conectando as 300 startups mais atraentes de acordo com o mercado com mais de 100 empresas líderes. Universidades e Institutos Tecnológicos globais também participarão do encontro, apresentando tecnologias disruptivas, bem como trocar experiências entre cientistas, executivos e investidores. Nesses dias, estudantes universitários poderão se conectar com 100 startups e 20 empresas líderes para conhecer seus processos de recrutamento e seleção que somam 200 vagas abertas para trabalhar com inovação.

Os dias 27 e 28 de fevereiro serão dedicados aos painéis e mesas redondas com especialistas internacionais da II Science Meets Business Conference, para discutir os benefícios da ciência encontrando negócios. Os painéis compreenderão as diferentes visões dos principais interessados em inovação sendo compostos por representantes de startups, corporações líderes, investidores, acadêmicos e formuladores de políticas públicas. Especificamente no dia 27 acontece o Open Campus, uma imersão no ambiente acadêmico e científico da USP, com aulas abertas ministradas por docentes e visitas aos laboratórios da Universidade.

“A SciBiz permitirá aos profissionais da inovação navegar por tópicos complexos de gestão da inovação, redes de inovação e inovação aberta. A grande variabilidade de padrões de inovação que difere de setor para setor, o uso de tecnologia, comportamento do consumidor, e assim por diante, serão abordados de forma estruturada” comenta Moacir Miranda, chairman da SciBiz Conference e líder da iniciativa.

Entre as empresas líderes que já confirmaram presença na Oiweek SciBiz estão: Johnson&Johnson, Cemig, Enel, Atlas-Schindler, Grow, Dow, Bosch, BRF, Votorantim, Air Liquide, Accenture, Whirlpool, Mercado Livre, Givaudan, Edenred, CSU, Solvay, Ministérios de Minas e Energia, Suzano, Grupo Pardini,OLX Brasil, Furukawa, Novozymes, Grupo Oncoclínicas, Matera, Nestlé, Tok&Stok, TIM e Pieracciani e Bradesco. Muitas delas participarão dos Open Talks, workshops, painéis e palestras, abordando os desafios do mercado e apontando para as startups e comunidade científica onde estão as melhores oportunidades de negócio.

Para acessar a programação completa, acesse o link: http://www.oiweek.com/pt/agenda.html

Oiweek SciBiz

Data: Dias 25/09 das 9h às 17h, 26 a 28/02 das 10h às 17h
Local: USP Campus Cidade Universitária – Av Prof. Luciano Gualberto, 908
São Paulo – SP
Ingressos: pelo site http://www.oiweekscibiz.com/#tickets

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO