85% dos brasileiros resolvem pendências nas férias; conheça 5 dicas para fugir dessa estatística

85% dos brasileiros resolvem pendências nas férias; conheça 5 dicas para fugir dessa estatística

Por Luana Marley , assessora de Carreira da Catho

Depois de um ano intenso de trabalho, as tão desejadas férias chegam. Mas afinal, 30 dias de pausa são suficientes para descansar? Segundo a pesquisa “Férias Marcadas”, realizada pela consultoria global Northstar e encomendada pela Expedia, 85% dos brasileiros afirmam que não. Isso porque os trabalhadores escolhem o período de relaxamento para resolverem pendências pessoais. A assessora de Carreira da Catho, Luana Marley, listou abaixo 5 dicas valiosas para conseguir se desligar do trabalho durante as férias e de fato aproveitar!

1. Planeje com antecedência

Calendário de ajustes até para descansar? Sim. E se possível, tente agendar suas férias com no mínimo 6 meses de antecedência. Além de ser um intervalo seguro para se organizar financeiramente, também o ajudará no planejamento de suas atividades profissionais.

2. Utilize as férias para descansar

Pintar a casa? Passar horas no banco resolvendo problemas? Nada disso! É muito comum profissionais utilizarem seu período de férias para realizar alguma meta pessoal, como um curso ou até mesmo reformar a casa. É importante não tornar essa medida recorrente, e se for necessário, não utilizar todo o período desta forma. É preciso se permitir desligar de processos tensos e burocráticos e ter de verdade um período de descanso.

3. Seja organizado

Para não correr o risco de passar as férias na praia mas com a cabeça no escritório, nada como uma boa organização profissional. Antes de sair de férias, compartilhe seu cronograma de atividades e todas as demandas que deverão ser realizadas na sua ausência. Com a segurança de que as coisas estão em andamento, ficará muito mais fácil se desligar do trabalho.

4. Desconecte-se

Redes sociais, e-mails, grupos e mais grupos em aplicativos de mensagens para falar de trabalho. Muitas vezes no período de férias, inevitavelmente, acabamos acompanhando os problemas e rotinas. Permita-se sair dessas redes em seu período de descanso, você pode ficar à disposição no privado caso algo urgente aconteça, mas pode sair dos grupos e retornar quando seu período de férias acabar. Não se esqueça de deixar a mensagem automática de férias em seu e-mail, para que as pessoas saibam quem devem procurar.

5. Mude sua rotina

Desligar o despertador, esquecer um pouco o celular, experimentar novos hobbies, visitar novos lugares. Tudo isso lhe permitirá se desligar da rotina acelerada que temos diariamente. Seguindo esses passos, no momento de retorno ao trabalho, terá certeza de que estará renovado para mais um ciclo profissional.

Comments are closed