50% das pessoas já trocaram de emprego por causa do chefe, segundo pesquisa Catho

50% das pessoas já trocaram de emprego por causa do chefe, segundo pesquisa Catho

Ser realizado profissionalmente implica uma série de fatores. Uma delas é o bom relacionamento dentro do local do trabalho. E nesse ponto, a relação com o chefe costuma ser um ponto importante pela permanência ou não no emprego. Foi o que apontou pesquisa realizada pela Catho com mais de 480 respondentes. Segundo os entrevistados, 50% deles já deixou o emprego por causa, do chefe.

Ainda segundo a pesquisa, a característica que mais irrita os funcionários é a falta de liderança do gestor, com 50%, seguido por uma falha de caráter, que é obter os créditos para ele e destinar as críticas somente aos subordinados (43%), e em terceiro lugar, ser grosseiro/estressado (41%).

Quais características do seu chefe mais incomodam você?

Não tem liderança

50%

Os créditos são apenas para eles e as críticas para os subordinados

43%

Grosseiro/Estressado

41%

Egocêntrico

38%

Ultrapassado/Não tem conteúdo suficiente

37%

Centralizador

36%

Favorece os parceiros em detrimento de outros

36%

Autoritário

32%

Inflexível

31%

Inseguro

30%

Tem medo que os subordinados tomem o seu lugar

28%

“Cada vez mais as empresas estão buscando espíritos de liderança para poder desenvolver e motivar o colaborador. Quem não acompanhar essa transição, cada vez mais terá dificuldade para permanecer no mercado de trabalho”, afirma a supervisora de Assessoria de Carreira da Catho, Luana Marley.

Por outro lado, tem o ideal de chefe. Aquele que é desejado por 10 entre 10 pessoas. E para chegar a essa unanimidade, segundo os entrevistados, um líder deve ter confiança e desenvolver seus liderados (75%), seguido por aplicar feedback constantemente e de forma construtiva (64%%) e ter espírito de líder (54%).

Quais as características de um chefe ideal?

Confia e desenvolve seus liderados

75%

Aplicar feedback constantemente, de forma construtiva

64%

Espírito de líder

54%

Inspirador

49%

Tomador de decisões

36%

Protetor

12%

“O líder deve ser capaz de sempre buscar o melhor para equipe, incluindo ele mesmo, pois todos estão em busca de um mesmo propósito, que é desenvolver o melhor trabalho. Quanto mais o chefe se aproximar de seus colaboradores mais a sintonia entre eles será maior”, complementa Marley.

Comments are closed