O INPI e a CAS colaboram para melhorar a eficiência do exame de pedidos de patente com uma nova abordagem de IA

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil e a CAS, uma divisão da Sociedade Americana de Química (American Chemical Society) especializada em soluções de informações científicas, iniciaram uma colaboração para acelerar o processamento de pedidos de patente no INPI, melhorando a eficiência do processo de exame das patentes.
A CAS utilizará os dados de seu acervo de conteúdo de curadoria humana em uma nova solução de inteligência artificial (IA). A tecnologia combina semelhança de pontuação, classificação do fluxo de trabalho e capacidades de exploração do conhecimento-espaço para descobrir um conjunto confiável de técnicas anteriores ou informações publicadas anteriormente, que seja relevante para a inovação do assunto, o que agiliza o trabalho dos analistas de patentes.

“A tecnologia da CAS pode ajudar os analistas do INPI a descobrirem rapidamente as informações científicas relevantes, um avanço promissor para encurtar o tempo do processamento do pedido de patente”, disse Luiz Otávio Pimentel, presidente do INPI do Brasil.

Melhorando a pendência dos pedidos de patente

“Tratar da pontualidade do processamento de pedidos no INPI é uma das principais prioridades da função de exame”, afirmou Liane Elizabeth Caldeira Lage, diretora de patentes, softwares e topografia de circuitos integrados. “Acreditamos que a tecnologia da CAS pode ajudar nossos analistas no exame dos pedidos na área química e em todos os outros setores técnicos”.

Quando o novo processo for implementado, a equipe do INPI poderá melhorar de forma significativa a pendência dos pedidos de patente, porém, esta tecnologia deverá ter implicações mais abrangentes. Durante uma reunião no Brasil, Manuel Guzman, presidente da CAS, comentou que acredita que a nova tecnologia pode fazer diferença na pendência de patentes em todo o mundo.

“Os dados de indexação semanticamente estruturados da CAS são a base para a nova solução”, disse Guzman. “Nossa proficiência em IA e análise de dados aumentou na medida em que nos concentramos em aproveitar oportunidades de big data durante o projeto SciFindern, o qual introduziu a relevância das respostas impulsionadas pela IA para perguntas sobre textos e substâncias”.

Curadoria dos dados sobre patentes para acelerar a inovação

Yingqi Wu, gerente sênior de análises e conhecimento de negócios da CAS, explicou ainda mais o impacto da colaboração entre a CAS e o INPI. “Assim que os pedidos de patente são publicados, 18 meses após seu registro, os cientistas da CAS iniciam o processo de curadoria dos dados da patente para dentro da nossa Central de Big Data Empresarial (Enterprise Big Data Hub). Esta curadoria inclui a indexação do texto completo da patente, bem como a coleta de todos os exemplos e as principais entidades alegadas, tais como substâncias químicas e conceitos inventivos”.

As técnicas de IA, incluindo bancos de dados gráficos vizinhos e outras similaridades e técnicas de aprendizado de máquina são usadas para oferecer aos analistas um conjunto de publicações relevantes para basear sua avaliação da novidade do pedido e suas considerações sobre a etapa inventiva. “As equipes estão trabalhando juntas de forma ativa em fluxos de trabalho e processos que podem fazer uma diferença significativa na pendência dos pedidos”, disse Wu.

“A colaboração bem-sucedida com o INPI é a primeira de uma série de alianças em potencial, através das quais a CAS poderá fornecer novos bancos de dados gráficos e capacidades de IA”, Guzman explicou. “A melhoria da eficiência do exame dos pedidos de patente é uma oportunidade crucial para acelerar a inovação em todo o mundo, para a qual acreditamos que a CAS está exclusivamente posicionada para fazer uma diferença. Os dados curados e estruturados da CAS não se comparam com nenhum outro acervo ou tecnologia jamais utilizados para alcançar estes objetivos”.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO