Como elevar a performance de seus colaboradores

Por Rafael Carvalho, CEO da Edools

Expressar seus sentimentos e ser ouvido, principalmente no ambiente de trabalho, tornou-se escasso. Todavia, demonstrar interesse pelo que os funcionários têm a dizer gera impacto na rotina do mundo corporativo. Entre as funções exercidas por um líder, uma delas é motivar – por meio de ações e até mesmo palavras – as pessoas que estão ao seu redor. Eu costumo dizer que somos os mesmos no escritório, na faculdade, em casa e na vida, então, se não estivermos bem, isso transparecerá e influenciará de forma pejorativa em algum momento.

Incentivar a equipe e impulsionar nossos colaboradores a caminharem juntos com a empresa, é impossível se eles não se sentirem à vontade para falar o que pensam e desenvolver suas habilidades. Por isso, a cultura organizacional é um dos pilares que sustenta a performance das empresas, externalizando sua eficiência para os clientes e impactando internamente no dia a dia. É importante frisar que, muitas vezes, valores individuais se sobressaem aos funcionais e, por isso, é preciso deixar claro pontos estratégicos que devem ser seguidos e preservados pelo líder ao longo do tempo.

Na prática, a construção de uma cultura organizacional pode ser lenta, e até estar propagada no ambiente leva tempo, mas, até lá, é interessante parabenizar e premiar atitudes ou exemplos relacionados aos principais valores da organização. Já faz algumas semanas que decidi abrir um novo canal de comunicação na Edools, plataforma de ensino a distância, no qual toda segunda-feira pela manhã compartilho uma mensagem com o time. O objetivo é fazer a equipe refletir a respeito de temas simples e a iniciativa foi muito bem aceita pelo grupo.

Outra maneira de demonstrar minha abertura aos funcionários é me colocar à disposição para receber qualquer tipo de feedback. Recebo questionamentos, ideias, sugestões e críticas de qualquer um que trabalha comigo. Uma simples conversa pode tirar o peso dos ombros de uma pessoa e mudar completamente a visão de outra. A troca de informações é essencial para nos tirar da zona de conforto e evitar a famosa “cegueira coletiva”, que é um grave problema que acomete diversas corporações pelo medo de mudar. Um dos pontos fortes gerado pela cultura organizacional é criar um ambiente agradável, evitando a vulnerabilidade e estimulando a criatividade.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.