Rakuten registra alta de 59% nas compras da Black Friday e Cyber Monday

Rakuten registra alta de 59% nas compras da Black Friday e Cyber Monday

A Rakuten Digital Commerce, ecossistema de soluções para e-commerce, registrou um crescimento de 59% nas compras da Black Friday e Cyber Monday de 2018. Os dados da empresa foram compilados entre meia-noite da última quinta-feira (22) e 10h desta terça-feira (27).

Os segmentos que mais venderam nos últimos dias foram os de “Moda e Acessórios” e “Perfumes, Saúde e Beleza”, seguidos de “Eletrônicos e Informática”. Ainda despontam os produtos da categoria de “Malas, Bolsas e Acessórios”, além de “Brinquedos e Bebês”. “Embora os produtos de informática, celular e eletroeletrônicos sejam os mais desejados pelos consumidores, os itens de menor valor e que receberam descontos muito bons, como as categorias de moda, acessórios, saúde e beleza acabaram dominando a participação nas vendas gerais dos varejistas”, explica René Abe, Presidente e CEO da Rakuten Brasil, subsidiária do grupo global de internet e comércio eletrônico Rakuten Inc.

A companhia notou uma maior recorrência dos clientes nas compras, o que revela que a noção de engajamento e relacionamento com o consumidor está cada vez mais presente como parte da estratégia de marketing digital das lojas online. Além disso, um movimento já observado, desde 2016, e que se reforçou este ano é o uso de dispositivos móveis para realizar as compras. No ano passado, 65% das aquisições do período foram através de smartphone ou tablet; na Black Friday de 2018 esse número subiu para 69%.

“Está ficando cada vez mais fácil comprar pelo celular. Antes, o consumidor precisava acessar um desktop conectado à internet para ainda passar por todo um processo complexo e pouco amigável quando o celular era usado na hora das compras”, explica René Abe. “Com a popularização dos smartphones, a pessoa recebe no celular um e-mail marketing, se interessa por um produto e faz a compra em poucos cliques. Essa facilidade acaba incentivando o consumidor a pesquisar mais as melhores ofertas e comprar”, finaliza.

O levantamento aponta ainda uma concentração maior das vendas durante a data nas regiões Sul e Sudeste. Os estados com mais pedidos registrados foram São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, nesta ordem.

Comments are closed