Black Friday: na reta final ainda dá tempo de garantir ótimas vendas na grande data do varejo

Por Priscilla Erthal, sócia da aceleradora de Negócios Organica

Já faz tempo que a Black Friday se tornou uma das datas mais relevantes do varejo brasileiro. A cada ano, empresas e consumidores têm se preparado com mais informações e desenvolvimento de ações para se prepararem para a data. . Mas se o seu negócio ainda não está pronto, não se preocupe, ainda há tempo para providenciar ações nesta reta final. Pela estimativa da e-bit (empresa que realiza pesquisas online para analisar e entender o perfil e hábitos do consumidor virtual) a data promete um faturamento 15% maior do que em 2017, ou seja, não tem como ficar de fora.

Este ano, a Black Friday acontece no dia 23 de novembro. Na última semana que antecede a data o consumidor costuma segurar as vendas para esperar as melhores promoções do evento. Até a sexta feira, libere algumas promoções bem agressivas como uma degustação. Assim você não fica sem vendas e já mostra para o cliente o apetite da sua loja para a data. Mas importante: sempre deixe as principais ofertas para o grande dia. Os consumidores têm muita expectativa para a sexta-feira, então é importante guardar o que se tem de melhor.

Repare na busca pela pela palavra Black Friday no Brasil ano passado:

Na quinta-feira à noite, a busca aumenta consideravelmente. Uma dica é começar as ações no final deste dia, assim o comércio consegue angariar vendas.

Brincamos no varejo que a a Black Friday é o “Dia da maldade”, ou seja, dia de se arriscar: vale fazer frete grátis, baixar o preço de forma escandalosa, deixar cupom ativo para aumentar o desconto, etc. É uma brincadeira e cabe ao varejista decidir como vai aproveitar.

Olhando para dentro da empresa, é interessante criar uma dinâmica para que toda a equipe consiga acompanhar os resultados. A atualização pode ser via painel, e-mail de hora em hora ou aviso com dados das vendas, estoque e mídias que estão ou não dando resultados. Também é essencial criar alguma ação de engajamento para os colaboradores, todos devem estar juntos pelo mesmo objetivo.

Por último, lembre-se: você terá que ter agilidade nas decisões. Entender qual produto está dando mais resultados, quais não estão dando e substituir é a melhor forma de garantir os resultados esperados.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.