• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Programa de aceleração gratuito estimula crescimento e internacionalização de startups brasileiras

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Para desenvolver um negócio de alto impacto tecnológico e que seja duradouro é importante ter, em primeiro lugar, uma ideia inovadora. Porém, com o crescente número de empreendedores no Brasil, fica cada vez mais difícil se destacar. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), estima-se que hoje existam entre dez e quinze mil startups no país. Isso significa que é necessário mais do que desenvolver um conceito inédito para que a empresa ganhe notoriedade.

Por este motivo, o melhor caminho para conquistar esse objetivo é participar de um programa de aceleração, como o InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O programa é gratuito e abrange negócios inovadores de inúmeros setores e regiões do Brasil desde 2013. Ele ajuda a acelerar o processo para que startups ganhem mercado, utilizando mentoria, consultoria, capacitação e vivência experimental, além de proporcionar acesso a investimentos e recursos.

Em 2014, a Solides, HR Tech mineira especializada em gestão comportamental e People Analytics, estava alterando seu modelo comercial, proposta de valor, produto e a estratégia de marketing e participou do programa. “O InovAtiva foi muito útil para testamos e validarmos nossas ideias antes de virar a chave. Ficamos muito impressionados com a qualidade do conteúdo, treinamentos e mentorias”, comenta Alessandro Garcia, Co-fundador da empresa.

Assim como ela, cerca de 740 startups de todas as regiões do Brasil foram aceleradas pelo InovAtiva de 2013 até hoje. De acordo com Billy Nascimento, CEO da Forebrain, uma das primeiras startups aceleradas pelo InovAtiva, esse processo é muito importante para validar e tangibilizar as ideias de quem está começando para fazer com que a empresa decole.

“Fomos uma das empresas escolhidas para uma vivência dentro do Vale do Silício. Isso foi um divisor de águas para nós. A gente entendeu que a nossa ideia não era uma loucura. Na época, o mercado estava muito imaturo no Brasil e nos questionávamos se valia a pena ou não continuar com o negócio”, conta Nascimento.

A Forebrain também passou por um processo de vivência no Reino Unido, experiência que mostrou para a empresa que há oportunidades globais para startups brasileiras.

A internacionalização de startups brasileiras é um dos principais objetivos do programa. Isso se dá por meio do StartOut Brasil, que seleciona até quinze empresas com potencial para imersão em outro país. O programa é destinado a startups brasileiras já estabelecidas, que estejam faturando, preferencialmente, acima dos R$ 500 mil, ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

Hoje, com 8 anos de existência, a Forebrain já está estabelecida no mercado, atuando com um conjunto de métodos e tecnologias para entender o comportamento do consumidor. Como clientes, já atendeu TV Globo, O Boticário, Banco Santander, Porto Seguro, entre outros.

Já a Solides, foi fundada em 2010 e, desde então, traz inovação e tecnologia para o mercado brasileiro, impactando e mudando o cenário de gestão de pessoas, com o objetivo de levar mais resultados estratégicos para o público de RH.

A atual edição do programa se encerra entre os dias 8 e 10 de dezembro com a realização dos eventos Bootcamp Nacional e Demoday InovAtiva, na cidade de São Paulo. A previsão é que as inscrições do InovAtiva Brasil 2019 se iniciem em fevereiro.

284 Total Views 1 Views Today
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO