• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Fórum abre diálogo sobre a importância da diversidade nos conselhos de administração

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

Os conselhos de administração são formados por homens brancos. As mulheres e pessoas negras são minoria tanto em cargos de liderança como nos conselhos das empresas. Os dados que representam esse cenário são desanimadores e mostram que a diversidade ainda não é uma realidade no Brasil. Um estudo realizado pela consultoria Spencer Stuart, que analisou 187 empresas listadas na Bolsa, apontou que os conselhos no país têm apenas 9,4% de participação feminina, menos da metade da média internacional, de 24,1%. Outra pesquisa, feita em 2016 pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), apontou que no Brasil as mulheres ocupam apenas 7,9% dos conselhos e, se excluirmos as herdeiras, esse número cai para 4%.

Pensando justamente em transformar esse panorama, a CKZ Diversidade criou, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, o primeiro evento do Brasil exclusivamente dedicado a dialogar sobre esse tema: o Fórum Diversidade no Conselho, cuja a primeira edição acontece em 23 de outubro, em São Paulo (SP). “Quando falamos de diversidade no conselho estamos nos referindo a um conjunto amplo, que inclui diferentes competências, habilidades, expertise dentro e fora do setor, vivência internacional, idade, gênero e raça. Grupos mais diversos são mais assertivos em suas decisões, por isso essas experiências tem um impacto positivo no desempenho do conselho e é isso que queremos demonstrar para as empresas a fim de torná-las mais sustentáveis e responsáveis”, comenta Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade e idealizadora do evento.

Esse assunto é tão importante que as maiores gestoras de ativos do mundo, Black Rock, Vanguard Group e State Street, estão pedindo explicações às empresas com poucas ou nenhuma diversidade em seus conselhos, afirmando que grupos mais diversos tomam melhores decisões.

Prova desse retorno que a diversidade entrega é uma pesquisa realizada pelo Peterson Institute com 22 mil empresas em 91 países. O estudo apontou uma rentabilidade de 15% maior nas companhias que possuem pelo menos 30% de mulheres ocupando cargos de CEO, diretoria e posição em conselho. Outro levantamento, do Credit Suisse Research Institute, mostrou que empresas com pelo menos uma mulher no conselho geram 5% a mais no ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido).

O objetivo do Fórum Diversidade no Conselho é justamente apresentar pesquisas e cases que comprovam que a multiplicidade de talentos e de ideias nos conselhos é fundamental para um processo mais assertivo, uma vez que diferentes experiências contribuem para uma análise mais abrangente.

Confira a programação completa:

O Fórum abre suas apresentações com uma palestra de Cris Kerr sobre o valor da diversidade nos conselhos, na qual a especialista vai explicar como a diversidade no conselho melhora a tomada de decisão e a efetividade da governança, e o que fez com que outros países reconhecessem a importância deste tema.

Em seguida, o painel ‘Cases de Sucesso de Diversidade nos Conselhos do Brasil’ apresenta empresas brasileiras que estão trazendo a diversidade para a agenda estratégica de seus negócios. A conversa terá moderação de Maria Fernanda Teixeira, CEO da Integrow, e palestras de Álvaro de Souza, presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil; e Osvaldo Schirmer, vice-presidente e CFO da Gerdau e membro do Conselho da Renner.

A importância do diálogo e as tendências para a construção dos conselhos é outro tema de destaque a ser debatido no painel ‘Composição e Sucessão nos Conselhos – Um Olhar Estratégico’. Apresentam-se Ana Paula Chagas, CEO e membro da Diretoria AMROP 2GET; Maria Cecília Rossi, diretora da Interlink Consultoria de Mercados e Capitais e membro dos conselhos das empresas BSM Supervisão de Mercados, ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) e CCR Companhia de Concessões Rodoviárias; Geovanna Donella, CEO da Donella & Partners e membro dos conselhos da MERHEJE, Verbo Comunicação, One Construction, Ser-tel Security, Grupo QG Design e Suhai Seguradora; com moderação de Christiane Aché, diretora do Programa de Pós-MBA ABP-W da Saint Paul Escola de Negócios, membro do Conselho do Comércio Exterior da França e membro do Conselho de Administração do IBEF.

O evento segue sua programação com o painel ‘O Papel dos Investidores para a Diversidade Acontecer’. A conversa será moderada por Mauro Cunha, presidente da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), e contará com palestras de Diego Barreto, CFO da Ingresso Rápido e membro do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores); Eliane Lustosa, diretora de Mercado e Capitais do BNDES; Frederico Benite gerente de negócios da IFC (International Finance Corporation); e Ana Paula Pessoa, sócia e presidente do Conselho da Kunumi Inteligência Artificial.

Encerrando suas atividades, o Fórum Diversidade no Conselho apresenta como as cotas podem representar um atalho para alcançar mais diversidade nos conselhos e quais outras ações podem ser adotadas para acelerar esse processo. O painel terá apresentações de Heloisa Bedicks, diretora executiva do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa); Fernando Carneiro, membro do Conselho de Administração da Spencer Stuart; Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza; Nicola Calicchio, presidente da McKinsey; e moderação de Marienne Coutinho, advogada, sócia-líder da área tributária internacional da KPMG e co-presidente da WCD Brasil (Women Corporate Directors).

1ª edição do Fórum Diversidade no Conselho

Data: 23 de outubro de 2018

Horário: Das 9h às 17h

Local: Saint Paul Escola de Negócios – Rua Pamplona, 1616 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)

Inscrições: (11) 2387-0111 | contato@ckzdiversidade.com.br

Mais informações:

http://plataformadiversidade.com.br/fdc/

174 Total Views 2 Views Today
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO