• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Robô colaborativo da ABB sobe ao palco com Gil Giardelli em debate sobre transformação digital

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

O YuMi, robô de dois braços da ABB, estará no palco do 6º Fórum IEL de Inovação, ao lado do influenciador Gil Giardelli, em palestra sobre a nova era da Inteligência Artificial. Durante a apresentação, o robô fará uma breve demonstração do cenário que já está cada vez mais comum nas empresas e indústrias: homens e robôs trabalhando juntos, de forma colaborativa. O evento é promovido pelo Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

As novas tecnologias de automação permitem a integração homem-máquina, de forma que trabalhadores e robôs possam trabalhar lado a lado, com segurança e em um grau de proximidade que não era vislumbrado até pouco tempo atrás. A nova Inteligência Artificial levará essa colaboração ainda mais longe no futuro.

Combinar a capacidade das pessoas de se adaptar às mudanças e resolver problemas com a resistência e a precisão do YuMi oferece flexibilidade para os fabricantes criarem lotes menores de produtos mais personalizados. Essa customização está se tornando rapidamente a nova realidade para as indústrias, desde a automotiva até a de eletroeletrônicos e de alimentos.

O YuMi também é fácil de instalar, programar e operar, o que o torna acessível a muitos usuários de robôs pela primeira vez. O robô pesa apenas 38 quilos, e pode ser ligado em uma simples tomada de 220 volts. Ele pode ser instalado em estações de trabalho sem isolamento de proteção. O robô também pode ser programado por pessoas sem treinamento especializado por meio de sua programação intuitiva, em que os braços são movidos com o intervalo correto de movimentos, que são então gravados e reproduzidos em um tablet.

O robô também é projetado com uma variedade de recursos de segurança, incluindo braços macios emborrachados, juntas sem pontos de aperto, e pode parar de se mover em milissegundos para manter os colegas humanos completamente seguros, mesmo em caso de contato não intencional. Isso permite que o YuMi tenha produtividade e trabalhe de forma segura e sem barreiras lado a lado com as pessoas em tarefas compartilhadas.

O robô é projetado para automação de montagem de peças pequenas para setores como eletrônicos, em que ele pode trabalhar com alta precisão. O YuMi também é usado pelos clientes para adicionar automação colaborativa à fabricação de automóveis, bens de consumo, alimentos, produtos farmacêuticos e laboratórios.

Liderar por meio de programação foi a mesma tecnologia que permitiu o YuMi® executar os movimentos delicados e complexos quando ele assumiu o papel de um maestro em uma orquestra sinfônica, com o tenor italiano Andrea Bocelli em Pisa (Itália); também permitiu que ele comandasse as pick-ups como DJ na conferência anual da companhia para clientes, em Houston (EUA) e criasse uma obra de arte ao lado de um artista plástico brasileiro durante a comemoração dos 105 anos da ABB no Brasil, no Museu do Amanhã.

A interação do robô com Giardelli poderá ser vista no dia 3 de outubro, a partir das 13h30, no Salão de Convenções do Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). Esta edição do fórum terá o tema: “AI economy: os caminhos e desafios da nova era” e também contará com palestras de Silvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital, e Camila Achutti, co-fundadora da Mastertech (plataforma digital de educação continuada). Clique aqui para mais informações sobre o evento.

131 Total Views 3 Views Today
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO