Sidia se consolida como principal centro de desenvolvimento de alta tecnologia do País

O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global. Fundado em 2004 na capital do Amazonas, atua no desenvolvimento de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, plataforma e aplicação para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

Em 2012, iniciou-se um processo de transferência tecnológica da Samsung na Coréia do Sul para o Sidia. Nesta época, o Sidia começou com o desenvolvimento de camadas de aplicação e requisitos do mercado da América Latina bem como aplicativos embarcados, com cerca de 100 funcionários. Desde então, o Sidia vem aumentando sua competência e atuando nas camadas da plataforma mais profundas do sistema operacional dos celulares e tablets da Samsung.

Da mesma forma, o Sidia adquiriu competência para o desenvolvimento da plataforma do óculos de realidade virtual que hoje está embarcada no produto globalmente. Como resultado do sucesso deste projeto, o Sidia tornou-se também parceiro para desenvolvimento da plataforma do óculos de realidade aumentada, produto ainda em desenvolvimento. Este nível de desenvolvimento e transferência tecnológica é pioneira no Brasil, trazendo para o país um grande diferencial competitivo.

Atualmente, o instituto conta com um time formado por mais de 850 profissionais das mais variadas formações intelectuais, culturais e engajados em inovação, que são treinados e capacitados nas atividades de desenvolvimento de projetos tecnológicos, seguindo padrões internacionais de qualidade. Dessa forma, é possível manter o desenvolvimento tecnológico atual, suportar a evolução do celular e das soluções tecnológicas mais avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas, entre outras.

A região do Amazonas possui uma população de 4 milhões de pessoas e conta com quatro universidades principais que, juntas, entregam aproximadamente 309 novos graduados por ano na área de tecnologia. Uma dessas instituições, a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) conta com a maior graduação em Informática do Brasil, de acordo com o MEC (Ministério da Cultura e Educação). Esse fator mostra a sinergia do Sidia com a região, que se consolida como um dos polos digitais do país.

Na América Latina, o Sidia é referência no desenvolvimento de software embarcado, em qualidade de software e soluções móveis. Um dos seus principais objetivos é conduzir pesquisa e desenvolvimento tecnológicos com parceiros industriais, governamentais e acadêmicos, fomentando inovações tecnológicas. O Instituto também visa ampliar os conhecimentos e aplicações de avanços tecnológicos, pela efetiva colaboração com entidades de ensino e de pesquisa em projetos.

“Nós produzimos as principais tecnologias presentes em smartphones, Smart TVs, óculos de realidade virtual e games, por exemplo. Boa parte dos produtos que, hoje estão sendo utilizados pelos brasileiros, contam com uma solução desenvolvida pelo Sidia”, afirma Vânia Thaumaturgo, diretora do Sidia.

“Investimos constantemente na capacitação dos profissionais de diferentes áreas, valorizando os estudantes da região, mas também captando talentos de diferentes regiões do Brasil. Dessa forma, a região é beneficiada com a geração de novos empregos diretos e indiretos e com capacitação da mão de obra local”, reforça Vânia.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.