Evento”A Gestão do Futuro” reúne mais de 10 futuristas do mundo em São Paulo

Organizado pelas futuristas brasileiras Jaqueline Weigel e Rosa Alegria, o evento “A Gestão do Futuro” apresentará metodologias Foresight ou Prospectiva – nome adequado ao que conhecemos aqui no Brasil como Futurismo – de diversas partes do mundo. Com um time de mais de 10 especialistas, o objetivo dos dois dias de encontro (2 e 3 de agosto) é mostrar como aplicá-las aos negócios, núcleos sociais e governamentais como formas de antecipar o futuro na prática, ou influir sobre ele.

Para viabilizar a participação de profissionais de diversos locais do mundo, a organização optou pelo espaço inovaBra, que contará com estrutura tecnológica para a presença online dos especialistas. Entre eles, destaques para as três da Finlândia, da conceituada University of Turku: Marianna B. Ferreira-Aulu, Sirkka Heinonen e Sari Söderlund; além dos americanos Peter Bishop (Universidade de Houston), que é co-criador do primeiro mestrado de futurismo do mundo e Jerome Glenn, co-fundador e Presidente do Projeto Millennium, o maior sistema de inteligência sobre Futuro do Mundo. Abaixo detalhes de todos participantes.

“Temos encarado o futuro como um grande show, e a discussão precisa ser ampliada para um espectro ético, sustentável e social em torno da profunda mudança do planeta”, afirma Weigel.

Rosa Alegria completa: “Este evento é importante para o país, em um momento onde se discute a era 4.0, a Inovação Disruptiva e as Tecnologias Exponenciais da Transformação Digital. O futuro exige um olhar de disciplina e metodologias que possam servir como base para estratégias, decisões e ação no presente”.

Rosa Alegria e Jaqueline Weigel pertencem a uma rede global de futuristas, como a APF, Association of Professional Futurists, WFSF, World Future Studies Federation e ao Projeto Millennnium, o maior sistema de inteligência sobre o futuro do mundo cujo CEO esteve na conferência da Finlândia e fará um participação especial no Workshop brasileiro de agosto em SP.

Os futuristas:

Finlândia

Marianna B. Ferreira-Aulu – University of Turku

Tema: Pesquisa de Futuros

Sirkka Heinonen – University of Turku

Tema: Future Studies and Scientific Foreseight

Sari Söderlund – University of Turku

Tema: Futures Focus Education and Development Services

EUA

Peter Bishop, Co-criador do primeiro programa de mestrado de futurismo do mundo – Universidade de Houston

Tema: Ensinar o futuro é tão importante quanto ensinar a história

Jerome Glenn, Co-fundador e Presidente do Projeto Millennium, o maior sistema de inteligência sobre Futuro do Mundo.

Tema: Sistemas de Informação global para tomada de decisões

Colômbia

Jean Paul Pinto, do Instituto de Prospectiva – Universidad del Valle

Tema: Materialização de cenários futuros e construção de inovações disruptivas

Francisco Mojica – Universidad Externado da Colômbia

Tema: A prospectiva estratégica para a competitividade empresarial

México

Guilhermina Baena – Universidade Nacional Autônoma do México

Tema: O Futurismo Iberoamericano

Austrália

José Ramos, Action Foresight

Tema: Transformando a governança de pessoas para o planeta

África do Sul

Geci Karuri Sebina, Pesquisadora da Rede de Cidades da África do Sul

Tema: O Futurismo que faz florescer as cidades

Azerbaijão

Reyhan Huseynova, Presidente da Sociedade de Estudos do Futuro do Azerbaijão

Tema: A visão intercultural da Europa Oriental

Bélgica

Philippe Destatte, Diretor Geral no The Destree Institute

Tema: Futurismo para o desenvolvimento regional

Quem conduz?

Jaqueline Weigel

Strategic Foresight, Humanista, Educadora, Starter da W Futurismo e W Future School, Partner do Projeto Millennium e do Finland Futures Research Center da University of Turku, Finlândia, membro da APF (Association of Professional Futurists) e da WFSF (World Future Studies Federation, Unesco). Formada em Gestão de Pessoas pela FGV-SP, aluna da Singularity University, da Udacity em Análise Preditiva de Dados e Empreendedora Digital. Atua em mudança de Cultura e Estratégias de Inovação, é facilitadora de programas de Liderança Exponencial e participa ativamente dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo do Brasil. Participou recentemente do Futures Conferences da Universidade de Turku, Finlândia

Rosa Alegria

Pioneira em Futurismo no Brasil, atua como futurista profissional há 18 anos. Master of Sciences em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston, EUA, a primeira escola a formar futuristas no mundo. Está entre as três futuristas mulheres mais reconhecidas na América Latina. Foi fundadora e vice-presidente do NEF (Núcleo de Núcleo de Estudos do Futuro) da PUC-SP por 16 anos e desde o ano 2000 representa o Projeto Millennium no Brasil, a maior rede mundial de pesquisas sobre o futuro em diferentes temas. Teve como professores grandes representantes do futurismo mundial. Trabalhou como executiva em grandes empresas por 25 anos, é especialista em Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, Management Global pelo Morehouse College, EUA e Criatividade pelo CCL, Center for Creative Leadership, EUA.

Serviço:

Dias: 2 e 3 de agosto

Local: inovaBra (Avenida Angélica, 2.529, Consolação)

Horário: das 9h30 às 17h

Valor: R$ 2.600 + taxas (até 27/07)

Vagas limitadas

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.