Senior potencializa engajamento e colaboração com Rede Social Corporativa

Em organizações modernas, que priorizam o bem-estar e a produtividade dos seus colaboradores, as ferramentas tradicionais de comunicação interna podem não ser suficientes. Em uma empresa de tecnologia, então, tudo o que for ousado, criativo e interativo ganha espaço.

Nesse cenário, e com a evolução da internet e a forte adesão das corporações à web, considerando as mudanças culturais que a sociedade tem passado, algumas soluções têm se destacado por sua praticidade, possibilidade de engajamento e alta conectividade – entre elas, a rede social corporativa.

Desde que passou a utilizar a rede social corporativa da SocialBase como ferramenta de apoio para sua comunicação interna, a Senior – empresa referência em tecnologia para gestão no Brasil – vem colhendo bons frutos. “No dia a dia melhoramos a qualidade da informação disponibilizada e aumentamos os níveis de engajamento e colaboração. Também tivemos uma redução considerável no número de e-mails trocados e uma aproximação maior com as diversas filiais que estão distantes geograficamente”, afirma Georgette Heineck, responsável pela área de Talent Acquisition & Performance da Senior – departamento que zela pelos talentos internos da companhia, trabalhando ações de atração e retenção, além de comunicação e endomarketing.

Inspiradas nos sites de relacionamento como Facebook e Twitter, as redes sociais corporativas contêm uma série de características inovadoras que podem contribuir para a comunicação entre os colaboradores. De acordo com a executiva, a Senior também comemora mais transparência, produtividade e descentralização da comunicação, à medida em que o colaborador passou a se sentir como protagonista da ferramenta.

A vida real também passa por aqui

Em uma rede social corporativa, cada colaborador conta com um perfil na ferramenta, no qual é possível publicar informações, vídeos, fotos, iniciar debates e criar vínculos com outros colaboradores – tal qual ocorre no Twitter ou no Facebook. Porém, é possível adaptar essas soluções aos interesses da organização, criando grupos para cada departamento.

“Para estimular reflexões sobre a trajetória profissional das equipes, criamos um grupo de Carreiras, por exemplo, que, em apenas um mês, já contava com a participação de 800 pessoas, representando 61,5% do quadro de colaboradores da Senior”, conta Georgette. Por meio de debates, publicação de artigos, divulgação de vagas e de cases com histórias de crescimento de colegas dentro da empresa, houve uma melhora significativa na percepção do colaborador sobre seu possível crescimento na empresa, com aumento tanto no número de candidaturas internas como nas aprovações nos processos internos de recrutamento e seleção.

Além desse grupo, na Senior há cerca de 260 grupos ativos, que vão desde Planejamento Estratégico até Classificados – no qual os colaboradores anunciam itens que querem comprar ou vender.

Casa de ferreiro, espeto de… ferro

A SocialBase é desenvolvida por uma companhia de base tecnológica que leva o mesmo nome da solução. Em setembro de 2017, a Senior anunciou investimento nessa empresa e, desde então, a solução passou a fazer parte do portfólio da Senior, integrando soluções de colaboração e produtividade voltadas à gestão do capital humano.

Cerca de um mês depois do anúncio, a Senior iniciou um projeto-piloto para teste da ferramenta e, em janeiro de 2018, passou a utilizá-la oficialmente com os cerca de 1.300 colaboradores. Antes da SocialBase, a companhia contava com um modelo estruturado de comunicação interna que usava uma intranet como principal canal para interação dos colaboradores. “Este modelo, entretanto, acabava não sendo totalmente efetivo”, lembra Georgette, por “promover baixa interatividade e disponibilizar as postagens de conteúdo de forma centralizada, ou seja, era preciso definir pessoas específicas para fazer as publicações e, ainda assim, o foco era mais voltado para o conteúdo em si e não para as pessoas – o inverso do que acontece no ambiente da SocialBase”.

Para realizar a transição, foram avaliados os temas que eram compartilhados na internet e realizada uma pesquisa de clima para, então, definir os assuntos para o mapa de editorias da nova ferramenta. A utilização da SocialBase aumentou o alcance das informações, promoveu o alinhamento estratégico e proporcionou um ambiente mais integrado e colaborativo, favorecendo o engajamento, a inovação e a troca de conhecimentos entre as pessoas. “A Senior é certificada pelo GPTW como um excelente lugar para se trabalhar e acredito muito que isso passa pela forma como nos relacionamos e nos comunicamos com os nossos colaboradores. A SocialBase tornou a nossa comunicação mais simples, colaborativa e efetiva. A ferramenta conectou ainda mais as pessoas com a nossa ideologia e trouxe muito mais engajamento – o que resulta em um atendimento cada vez melhor aos nossos clientes”, comemora Georgette.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.