Projeto “Talentos do Futuro em Tecnologia” forma 170 jovens para a área de TI

A falta de candidatos capacitados para preencher as mais de 80 mil vagas abertas no mercado de trabalho de tecnologia motivou a criação do projeto inédito “Talentos do Futuro em Tecnologia”. Desenvolvido pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS) com a colaboração de J.P. Morgan, Arcos Dorados, TOTVS e Dell, o projeto acaba de formar os primeiros 170 jovens talentos prontos para o primeiro emprego na área. Criado há um ano, seu objetivo é aumentar as oportunidades profissionais para os jovens de 17 a 29 anos e, ao mesmo tempo, minimizar a falta de profissionais formados para a área de TI.

Segundo estudo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, no Estado de São Paulo (Caged) a falta de profissionais técnicos qualificados no setor de tecnologia aumenta, em média, 40% ao ano. Aproximadamente metade dos alunos que concluem o ensino na área de TI desenvolvem carreira em outras áreas, o que agrava a falta de profissionais preparados para o mercado.

“Os jovens são os mais afetados pelo desemprego durante a crise econômica que o País atravessa, porém, o mercado de tecnologia tem apresentado oportunidades com demanda crescente para profissionais bem qualificados. Proporcionar crescimento profissional a estes jovens por meio de uma educação de alto valor técnico é o propósito do projeto “Talentos do Futuro”, explica a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

“Nosso objetivo é apoiar estes jovens de modo que possam acessar oportunidades de emprego de qualidade, em um setor com grande potencial de crescimento, e onde possam desenvolver uma longa carreira profissional. Tenho muito orgulho deste projeto. Ele une empresas e o terceiro setor, ajudando a melhorar a falta de acesso a treinamento, um problema que no longo prazo resulta em mais desigualdade e em um crescimento econômico mais baixo”, declara José Berenguer, Presidente do J.P. Morgan Brasil.

O conteúdo oferecido aos alunos contou com diferentes vertentes da Tecnologia – programação web, infraestrutura e redes e implantação de software, além de toda a parte técnica aliada ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Durante o curso, os estudantes também tiveram contato com especialistas de diferentes empresas, que compartilharam suas experiências de carreira na área.

“Parcerias como essa permitem às empresas proporcionarem ainda mais oportunidades para jovens que estão em momento de início de carreira, decidindo seus caminhos profissionais. Dessa forma, fazemos parte de um movimento de inclusão imprescindível para transformar a realidade do mercado de trabalho do País”, declara Rita Pellegrino, diretora de RH da TOTVS.

O curso gratuito “Talentos do Futuro em Tecnologia” tem duração de dez meses e acontece na sede do IOS, em Santana, na Zona Norte de SP. Para este ano, as novas inscrições devem ocorrer no segundo semestre e o projeto deverá acontecer em mais duas localidades na capital paulista, com mais de 250 vagas.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.