Kärcher incentiva participação de colaboradores em projetos da companhia

A Kärcher, líder mundial em soluções de limpeza, sabe da importância do capital humano e acredita na participação colaborativa para melhoria de processos, produtos e ambiente de trabalho. Pensando nisso, a fábrica da companhia no Brasil reformulou seu programa Banco de Ideiais de modo a aumentar a participação dos colaboradores e mensurar o impacto da iniciativa para os negócios da empresa.

O Banco de Ideias tem como objetivo ser um canal para que funcionários, temporários, estagiários, menores aprendizes, terceiros e parceiros tragam sugestões de melhoria para as atividades da subsidiária. As ideias podem ser novas ou não e relacionadas a diferentes tópicos como avanços nos processos ou produtos, inovação, redução de custos, satisfação de clientes, funcionários ou parceiros, bem como a sustentabilidade e melhoria do bem-estar.

Implementado há mais de 15 anos, o Banco de Ideias foi sistematizado e repaginado de modo a melhorar os índices de interação e participação das equipes. Desde a reformulação, iniciada em junho de 2017 até o mês de fevereiro, a Kärcher Brasil reduziu o custo geral em R$ 63 mil, pagou R$ 9.400 mil em prêmios para as ideias de destaque e o número de propostas em relação ao mesmo período de anos anteriores cresceu mais de 100%. Além disso, a participação dos colaboradores aumentou em 67% e dos avaliadores em 82%.

Para viabilizar o processo, a companhia instituiu uma equipe de suporte e canais diretos entre avaliadores e proponentes de ideias – que são classificadas em diferentes categorias: viável mensurável, viável, ideia replicada, inviável e não aplicável. A primeira avaliação é feita por um especialista e as consideradas viáveis são implementadas na empresa após a avaliação de um comitê analisando o grau de inovação, o impacto econômico e a qualidade.

“Consideramos a participação das pessoas fundamental para a sustentabilidade de nosso negócio. São elas que também nos estimulam na busca pela excelência em produtos e na melhoria nos processos e ambiente de trabalho”, afirma Abilio Cepêra, presidente da Kärcher Brasil.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.