Consórcio 5TONIC apresenta inovações para tecnologia 5G

Embora ainda leve alguns anos até que a adoção massiva da tecnologia 5G sem fio se torne realidade, muito tem sido feito para garantir que as redes móveis e as operadoras estejam prontas para essa mudança. Em apoio aos seus associados, o 5TONIC, um laboratório aberto de pesquisa e inovação que reúne empresas como CommScope, Telefónica e Ericsson, tem apresentado novos casos de uso para novas tecnologias wireless, como aplicativos para a chamada fábrica inteligente.

“O 5TONIC considera 2018 o momento ideal para que os nossos associados se concentrem em resultados tangíveis, pensando na tecnologia 5G”, explica Arturo Azcorra, vice-presidente do 5TONIC e diretor do IMDEA Networks Institute. “Nosso laboratório de inovação é um centro de compartilhamento de conhecimento, com colaborações de todo o setor e desenvolvimento de produtos e serviços. Já vemos, por exemplo, os benefícios tangíveis da virtualização de células, melhorando significativamente a eficiência do espectro, e que podem ser incluídos nos padrões da tecnologia 5G.”

Para promover o desenvolvimento da tecnologia 5G, o consórcio 5TONIC implementou a solução de small cells C-RAN OneCell®, da CommScope. O OneCell forma uma única “supercélula” em ambientes fechados, dispensa o handover e elimina interferências de borda em áreas amplas, criando uma experiência LTE de alto desempenho para os usuários finais. Os conceitos utilizados na arquitetura do OneCell estão sendo avaliados para que se tornem padrão na tecnologia 5G.

A solução OneCell cria uma nova maneira de oferecer serviços móveis de alto desempenho aos assinantes em locais de alta densidade, como estádios, arenas esportivas, campi e empresas de médio e grande porte. A arquitetura de small cells C-RAN incorpora avanços, como switched Ethernet fronthaul, que permite o desenvolvimento, a instalação e o teste de sistemas em um tempo muito menor que aquele exigido pelas soluções tradicionais.

Conectividade mais inteligente para a geração futura

Com a solução OneCell, os consumidores em grandes áreas (como estádios) têm acesso contínuo a dados móveis e de voz, pois o sistema de small cells distribui a capacidade entre os múltiplos usuários. Com um sistema LTE que já incorpora muitos elementos da arquitetura 5G, como C-RAN em fronthaul de Ethernet e virtualização de células, a solução OneCell foi desenvolvida para acelerar a evolução da rede LTE das operadoras para 5G, incluindo a operação simultânea das duas tecnologias por muitos anos ainda.

“Neste ano, teremos progressos significativos na definição da 5G como padrão e para implementações no mundo real. O entusiasmo inicial diminuiu, o que é um passo necessário para obter o discernimento prático de como todos nós vamos tornar a 5G uma realidade”, destaca Ben Cardwell, vice-presidente sênior da CommScope Mobility Solutions. “Trabalhar no consórcio 5TONIC nos permite testar nossas inovações em um ecossistema, acelerando o progresso de todos e garantindo o foco em casos de uso do mundo real.”

Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.