A sociologia pode ser ferramenta estratégica para as empresas

Apesar de ser uma especialidade bem desenvolvida em muitos países, entre eles Estados Unidos, França e Inglaterra, a sociologia das organizações ainda é pouco conhecida no Brasil. A área estuda os aspectos sociais que influenciam a dinâmica da organização, como também oferece maior entendimento sobre os desafios que se colocam à prática da gestão. Em um mundo cada vez mais globalizado e diverso, a especialidade pode ser ferramenta estratégica para a mediação de conflitos e, consequentemente, o estabelecimento de melhores relações sociais dentro das empresas. Pensando nisso, os professores Pedro Jaime, do Departamento de Administração do Centro Universitário FEI; e Fred Lúcio, da ESPM; escreveram juntos o livro Sociologia das Organizações: conceitos, relatos e casos, que será lançado em 20 de março, no campus da FEI, em São Paulo.

O livro estabelece a relação entre a teoria sociológica e o cotidiano organizacional, tornando-se um guia para executivos e gestores utilizarem no dia a dia das organizações. “De forma simples, a sociologia das organizações contribui para uma gestão humana, com mais empatia. O gestor será capaz de fazer a leitura do ambiente, tanto interno quanto externo à organização, e poderá intervir de forma mais qualificada para solucionar possíveis conflitos que estejam acontecendo entre a empresas e seus múltiplos públicos de interesse. Ele/a também entenderá melhor a dinâmica das relações entre os indivíduos e grupos que compõem a organização, sejam funcionários, gerentes, ou dirigentes”, explica o professor Pedro Jaime.

A obra é fruto da experiência docente de duas décadas dos professores em faculdades de administração e escolas de negócios. “Sentíamos falta de um material que trouxesse discussões desses temas com a complexidade que marca o pensamento nas Ciências Sociais, mas, ao mesmo tempo, numa linguagem acessível e atraente tanto para os alunos de Ensino Superior, como para profissionais que atuam no mundo empresarial”, destaca Jaime.

Sociologia das Organizações é dividida em oito capítulos que abordam as relações entre Sociologia, Administração e Ciências Sociais. São tratados ao longo dos capítulos, dentre tantas outras, questões como equidade de gênero, inclusão racial, homofobia e ligações perigosas entre esfera pública e esfera privada no Brasil, que ganharam o centro da cena midiática com a Lava Jato. Tudo isso com referências a situações práticas e vasto conteúdo complementar, que inclui indicações de filmes. O lançamento do livro é aberto ao público e contará com debate com os autores e com professores dos Departamentos de Administração e Ciências Sociais e Jurídicas da FEI.

Sobre os autores

Pedro Jaime

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), e em Sociologia e Antropologia pela Université Lumière Lyon 2 (França), mestre em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor do departamento de Administração do Centro Universitário FEI. Autor do livro Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial, publicado pela Edusp em 2016 e contemplado com o Prêmio Jabuti 2017, na categoria Economia, Administração e Negócios e com o Prêmio da Ass. Brasileira das Editoras Universitárias na categoria Ciências Humanas.

Fred Lucio

Pós-doutorando do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI-ESPM). Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Mestre em Antropologia Social pela Unicamp. Bacharel licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC-MG). Professor do núcleo de Humanidades da ESPM-SP, onde coordena a Agência Experimental de Incentivo ao Voluntariado Estudantil (ESPM Social).

Sociologia das Organizações: conceitos, relatos e casos

Autores: Pedro Jaime e Fred Lúcio

Editora: Cengage

Número de páginas: 280

ISBN: 9788522127726

Lançamento do livro Sociologia das Organizações: conceitos, relatos e casos

Data: 20/03

Horário: 19h às 21h

Local: Centro Universitário FEI – campus São Paulo – Rua Tamandaré, 688, Sala 7 – Liberdade, São Paulo – SP

Marcado , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.