Empresas que traçam planos de crescimento devem se preparar para gerenciar riscos

Empresas que traçam planos de crescimento devem se preparar para gerenciar riscos


Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) com 114 executivos do Paraná revela que 62% das empresas deve aumentar o nível de investimento em 2018. Num momento em que uma organização pretende crescer, calcular as implicações de novas medidas (novas áreas de atuação, outros ambientes regulatórios e outras) é importante para o sucesso.

Para isso existem ferramentas específicas, como o COSO ERM, um dos sistemas de gerenciamento de riscos mais aplicados no mundo, e que será o tema na palestra promovida pela Amcham – Curitiba, no dia 30 de janeiro. A metodologia permite que as empresas de todos os portes percebam riscos e tomem atitudes antecipadas para se preparar para o que possa acontecer.

“As atualizações implementadas no COSO ERM deste ano avançam em relação à versão de 2004 e tornam o Gerenciamento de Riscos Corporativos (ERM) mais efetivo ao integrá-lo com estratégia e performance das organizações”, comenta Jerri Ribeiro, sócio da PwC Brasil e líder e especialista em riscos, que dará a palestra.

Avanços

Entre as mudanças do COSO ERM em 2017 estão nova estrutura de conteúdo, se dividindo em cinco componentes e vinte princípios alinhados ao ciclo de vida dos negócios; alinhamento com a definição estratégica e as atividades do dia a dia nas empresas; exploração do gerenciamento de riscos em todos os níveis da organização; maior ênfase na cultura; introdução do novo conceito de “curvas de risco”; discussões sobre temas como apetite a riscos e portfólio, além de uma reflexão do papel evolutivo da tecnologia.

“Práticas do compliance asseguram a conformidade dos negócios, seguindo uma série de regras que comprovadamente ajudam na solidez e no desenvolvimento de um negócio de sucesso”, finaliza Ribeiro.

Palestra “Novo COSO ERM Framework: Integrado com Estratégia e Performance”

Data: 30 de janeiro de 2018

Horário: 8h30 às 10h30

Local: Amcham Curitiba – Rua João Marchesini, 139 – Prado Velho – Curitiba PR

Informações: eventos.curitiba@amchambrasil.com.br ou (41) 2104-9350

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.