Inteligência Artificial pode acabar de vez com as fraudes na Black Friday

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias que andam em alta. Negar seu apelo também é difícil: utilizada em carros autônomos, motores de busca e até em assistentes pessoais, ela já faz parte da nossa realidade e seu potencial para prevenir fraudes online é enorme.

Tanto é verdade que, no final do ano passado, a Mastercard anunciou o Decision Intelligence, uma Inteligência Artificial vai aprender e entender os gastos de cada usuário da bandeira para aprimorar a experiência de pagamentos a nível global. Na prática, a tecnologia pretende evitar um fenômeno que assombra tanto lojistas, quanto consumidores: os pagamentos cancelados erroneamente.

Datas e ações comerciais como a Black Friday são campeãs nesse tipo de comportamento, justamente por questões de segurança. Atualmente, pagamentos que saem fora do padrão gasto pelo consumidor podem levar à não aprovação, já que tanto a loja quanto a operadora do cartão consideram o comportamento suspeito. No entanto, em datas como estas e também em outras grandes promoções, o hábito de compras do consumidor muda drasticamente e ele pode fazer compras até 6 vezes maiores do que as habituais, por exemplo.

Com a Inteligência Artificial, essa análise de segurança pode ser feita com muito mais assertividade, identificando irregularidades somente quando elas existem de fato, diminuindo a dor de cabeça que o consumidor enfrenta ao perder uma oferta e também não traz prejuízo à quem vende. No mundo todo, estima-se que são perdidos cerca de US$118 bilhões somente em compras canceladas erroneamente.

Quem atua no e-commerce também vê com bons olhos a chegada dessa tecnologia. Até mesmo antes da realização dos pagamentos, a IA pode auxiliar na detecção de comportamentos anormais no carrinho de compras e também práticas já conhecidas no mercado para derrubar sites de concorrentes durante grandes ações como a Black Friday.

“O que temos notado no mercado digital é a necessidade crescente de tecnologias antifraude que beneficiam tanto o empresário quanto o consumidor. A Inteligência Artificial é uma das apostas mais sólidas nesse sentido e temos investido forte em soluções que utilizam todo o poder da IA e do machine learning para livrar nossos clientes e suas estratégias de marketing digital desse problema”, afirma André Palis, sócio-fundador e diretor comercial da Raccoon Marketing Digital, eleita pelo Google a melhor da América Latina em setembro.

Além de todos esses benefícios, uso de IA também pode auxiliar os e-commerces de uma maneira mais inusitada: com a queda nos problemas de pagamento e também no site, as reclamações vão diminuir ainda mais (ano passado já havia registrado um número 33% menor) e a reputação da loja subir.

Independentemente da frente, a IA parece estar fazendo cada vez mais parte do nosso presente e não do futuro. Com isso, ganha quem compra, mas também ganha quem vende.

Marcado , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.