Transformação Digital: o futuro da Gestão de Pessoas começou

Transformação Digital: o futuro da Gestão de Pessoas começou

“O futuro começou ontem”. É desta maneira que o CEO da Ahgora Sistemas, Lázaro Malta, faz referência ao momento atual do departamento de Recursos Humanos. Para o executivo, a tecnologia faz parte da vida das pessoas e facilita as atividades profissionais e humaniza o ambiente de trabalho. No RH a tecnologia automatiza rotinas e processos manuais, aumenta a produtividade e fornece informações na palma da mão para tomada precisa de decisão. O profissional de RH sai da “administrivialidade” e foca na gestão das pessoas, fazendo uma administração estratégica na empresa.

Este movimento recebe o nome de Transformação Digital – um movimento onde as pessoas induzem as mudanças no ambiente corporativo a partir da utilização da tecnologia como recurso-chave para melhorar o desempenho, fazer uma gestão estratégica e potencializar os resultados. As pessoas são quem definem e transformam a forma de trabalhar, a estrutura dos departamentos e das organizações.

O acesso à informação descentraliza a gestão e permite o empoderamento dos líderes para gerir as pessoas, proporcionando acesso fácil a dados que auxiliam nas tomadas de decisões. A transformação digital no RH empodera os profissionais por meio das informações vivas e eficazes. Dessa maneira eles conseguem ser mais inovadores, estratégicos e eficazes.

A maior parte dos RHs ainda é operacional e utiliza planilhas ou ferramentas limitadas para fazer a gestão do dia a dia, o que leva a uma morosidade na extração de informações, tornando-os reativos. Hoje alguns profissionais de RH estão mudando este cenário, rompendo com padrões de comportamento e experimentando novas perspectivas apoiados pela tecnologia. Dessa forma, os RHs se tornam mais estratégicos e assertivos para as corporações.

“É preciso ter tempo para estar próximo das equipes e contribuir para o desenvolvimento de cada profissional dentro das empresas. A tecnologia apoia o profissional de RH para fazer uma gestão de pessoas de modo eficiente e a entender e agir assertivamente junto aos colaboradores, retendo talentos, capacitando os profissionais, entregando benefícios interessantes.”, fala Lázaro Malta, CEO da Ahgora Sistemas.

De acordo com um estudo da Deloitte Global Human Capital Trends que aponta as tendências para o futuro na área de gestão de pessoas, 73% dos entrevistados estão com atenção voltada à Transformação Digital. Se o foco antes estava em processos, agora, o objetivo é melhorar a produtividade, o engajamento e o trabalho em equipe. O RH tem que ser mais INOVADOR”, destaca o executivo..

Malta defende que a tecnologia não é uma ameaça. Para o executivo, ela veio para facilitar, integrar e proporcionar às pessoas uma vida equilibrada e justa. As novas tecnologias aproximam o RH do seu papel estratégico. “Muitas empresas entregam relatórios, a Ahgora entrega informação atual e assertiva. Ao ter informações atualizadas as empresas podem tomar decisões mais assertivas”, reforça.

Uma outra vantagem que a Ahgora Sistemas proporciona por meio da tecnologia é a transparência na relação entre líder e liderado, pois as informações referentes a dias trabalhados, folgas, férias, e outros dados, podem ser consultados pelos colaboradores, o que gera mais confiança e proximidade. “Transformação Digital não significa apenas automatizar processos e estar presente nas redes sociais. Trata-se de uma mudança cultural e gerencial que poucos profissionais estão preparados para executar”, alerta Malta. “Os RHs estão mudando o olhar e percebendo na tecnologia um grande aliado para fazer uma gestão de pessoas mais assertiva e eficiente. Afinal, o futuro já começou”, conclui o executivo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.