Cabeamento estruturado, solução ideal para a rede de informações

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

O cabeamento estruturado é um sistema padronizado para cabear qualquer tipo de rede de comunicações, independentemente de sua utilização final, como, por exemplo, telefonia, internet, transmissão de dados e voz, multimídia, etc.

Ou seja, qualquer forma de comunicação e de informação pode ser transmitida através do mesmo cabo utilizando uma mesma estrutura.

O cabeamento estruturado é a solução mais adequada para garantir um bom sistema de comunicações, oferecendo maior flexibilidade, principalmente para empresas que, de acordo com suas necessidades, exigem movimentação ou reorganização de setores e pessoas. Com o sistema de cabeamento estruturado é possível fazer o planejamento adequado para acomodar as alterações, acréscimos e mudanças, criando uma base sólida para a rede de informações.

O cabeamento estruturado e suas vantagens

Com o cabeamento estruturado, a empresa evita perda de tempo de trabalho, economizando investimentos e prevenindo congestionamentos em horários de pico, que poderiam reduzir de forma drástica a transmissão de dados e informações.

Com avançada tecnologia, o cabeamento estruturado oferece para as empresas grandes vantagens competitivas, permitindo que as informações sejam transmitidas ou compartilhadas através de uma mesma rede, fazendo uso do mesmo sistema operacional e agilizando todas as atividades e processos empresariais.

A rede montada com um cabeamento estruturado pode suportar todo tipo de aplicações, como dados, vídeo, multimídia e voz, através de uma grande capacidade de processamento e utilizando materiais que permitem acesso com maior velocidade.

A instalação do cabeamento estruturado tem necessidade de ser feita com materiais de primeira linha, com um serviço de infraestrutura adequado e dentro de um projeto específico para assegurar o melhor funcionamento dentro das necessidades empresariais. Além disso, também é necessário que tenha total flexibilidade para atender às mudanças internas, tanto de pessoal quanto de layout ou de novas tecnologias.

De acordo com as necessidades da rede de informações, o cabeamento estruturado pode ser montado com cabos de cobre de par torcido ou cabo de fibra ótica ou coaxial, devendo, no entanto, atender as normas técnicas específicas. Dessa forma, o planejamento para a rede física pode combinar cabos UTP, blocos de conexão e adaptadores, além de outros elementos.

Como se trata de uma rede que precisa suportar os mais diversos dispositivos de telecomunicações, pode-se fazer o planejamento sem haver necessidade de conhecimento sobre os produtos que serão aplicados. O que se torna necessário é o conhecimento da extensão do cabeamento e a segmentação do tráfego, evitando-se possíveis interferências magnéticas.

Os principais elementos do sistema de cabeamento estruturado são os cabos horizontais, instalados horizontalmente entre o piso e o teto e o cabo vertical, que interliga os diversos setores ou divisões, comunicando-se com a central e com os equipamentos de telecomunicações.

As normas técnicas do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado deve seguir as orientações da NBR 14565, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, segundo o método básico de composição dos projetos para redes de cabeamento para comunicação à distância.

A norma estabelece os critérios para suprir todas as necessidades, com o objetivo de atender as redes primária e secundária, abrangendo todos os componentes que constituem o sistema de comunicação de cada empresa, levando em consideração aspectos de desempenho, de comprimento, de atenuação e de largura de banda, além dos fatores específicos que possam trazer benefícios à empresa.

Uma rede de cabeamento estruturado permite eliminar a instalação de cabos os mais diversos, atendendo a todo o sistema de comunicação empresarial, oferecendo maior segurança ao sistema e permitindo a separação dos cabos condutores de eletricidade.

A plataforma oHub oferece uma lista completa das empresas que atuam no setor, fazendo o planejamento e a instalação de redes de cabeamento estruturado, atendendo todas as normas específicas para o setor de telecomunicações e possibilitando a manutenção de um sistema de informações confiável. Confira no endereço abaixo:

https://www.ohub.com.br/empresas/telecom/cabeamento-estruturado

72 Total Views 1 Views Today
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias