T-Systems leva IoT para a Futurecom 2017

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

A T-Systems do Brasil, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, será uma das participantes do espaço IoT Applications da Futurecom, evento que será realizado entre os dias 02 e 05 de outubro, em São Paulo. A companhia vai apresentar algumas de suas soluções baseadas na combinação do uso de tecnologias como RFID e IoT (Internet das Coisas).

Um exemplo é a solução Smart Logistics, da Roambee, empresa da divisão digital da T-Systems. De acordo com Luis Fernando Tadei, head de transformação digital da T-Systems Brasil, a solução é formada por equipamentos equipados com sensores portáteis sem fio, chamados “Bees” e uma plataforma de software baseado em nuvem.

Os sensores conectados a uma plataforma baseada na nuvem se integram com quaisquer programas comerciais, tais como o ERP. Além disso, o sistema é capaz de entregar uma análise preditiva que amplia a eficiência operacional, reforça o engajamento dos clientes, reduz riscos e garante métricas para o cálculo de retorno sobre o investimento (ROI).

“Beneficiando uma grande gama de segmentos, a solução permite, por exemplo, o monitoramento em tempo real da temperatura e o status de localização de medicamentos sensíveis durante seu transporte, isso com o uso de dados e alertas em tempo real, que permitem ações imediatas em caso de necessidade”, explica.

Os visitantes do espaço IoT Applications poderão conhecer de perto a solução CAPPe (Computer Aided Process Planning environment) para controle de processos integrada à tecnologia RFID. Além do controle do processo sem o uso de papel (paperless) e monitorar diferentes equipamentos industriais no chão de fábrica, o CAPPe permite o controle ativo do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) correto em áreas obrigatórias. Na pratica, trata-se de uma solução onde o responsável pela área de segurança industrial pode, por exemplo, ser alertado de forma online sobre a divergências de utilização dos EPI´s pelos funcionários nas diversas áreas da empresa.

“As regras podem ser configuradas e sempre que o funcionário estiver atendendo as regras, o fluxo é liberado. Caso contrário, a ferramenta pode gerar alertas ou impedir o fluxo do trabalho para que um responsável possa analisar e corrigir as divergências.”, explica Luiz Carlos Coelho, gerente de soluções de TI da T-Systems do Brasil.

Outra soloução presente no espaço IoT Applications será o eEVN (extended Enterprise Value Network), uma plataforma de serviços da T-Systems que busca otimizar a integração de uma empresa com seus clientes e/ou fornecedores, provendo rastreabilidade e agilidade na comunicação com os parceiros de negócio e trazendo transparência e segurança para os processos dentro da cadeia de suprimentos.

Será demonstrado a integração da solução eEVN com a tecnologia RFID permitindo monitorar e rastrear o embarque de materiais nas áreas de expedição dos fornecedores, bem como o recebimento e conferência automática destes materiais nos clientes. O eEVN une e valida as informações coletadas através dos leitores e antenas de RFID com as informações contidas nos arquivos eletrônicos logísticos e fiscais trafegados via EDI. Desta forma é possível prover relatórios e um Cockpit de monitoração gráfica com alertas visuais para maior controle e agilidade nos processos logísticos de envio e recebimento de materiais.

Por fim, a T-Systems Brasil vai apresentar uma simulação de sua solução de monitoramento de refrigeradores em tempo real. Sensores instalados nos equipamentos – sejam caminhões refrigerados, freezers ou geladeiras instaladas em supermercados ou restaurantes -, enviam informações para a nuvem. Através de um portal, acessível via tablet ou celular, é possível visualizar um dashboard que contém todos indicadores, alarmes e eventos estabelecidos. “Qualquer alteração de temperatura e umidade é informada, bem como sua causa, que pode ser uma queda de energia ou simplesmente uma porta deixada aberta muito tempo”, diz Tadei.

IoT Applications

O IoT Applications é um espaço da Futurecom destinado a demonstrações de utilização prática de Internet das Coisas. Situada na Hall B, a área de mais de 200m2, será um grande showcase de demonstração de soluções IoT para todos os expositores do Futurecom e algumas empresas convidadas. A organização incentivou a representação da IoT em diversos segmentos, tais como: Indústria 4.0, Saúde, Educação, Customer Experience, Serviços Públicos e Utilities, Big Data e Agronegócio.

904 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO
  • Receba nossas notícias