Infraestrutura de tecnologia: a importância do NOC para empresas de médio e pequeno porte – Por Marcelo Piuma

Marcelo Piuma

As grandes empresas já têm por hábito de investir em um NOC (network operation center) que tem por objetivo monitorar toda a infraestrutura de TIC (tecnologia de informação e comunicação), mas as pequenas e médias empresas não têm esse mesmo hábito, seja por desconhecer essa tecnologia, seja por acreditar que é caro e desnecessário.

E por que as empresas de pequeno e médio porte podem se beneficiar com a contratação ou implantação de um NOC? Parafraseando Deming – “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Só isso já é motivo suficiente para ter um ambiente de TI, por menor que seja, monitorado 24×7 por um NOC.

Mas vamos, primeiro, entender melhor o que pode ser definido, medido e controlado pelo NOC e depois como esse controle auxilia as empresas a crescerem e controlar os investimentos na área de tecnologia e também em marketing.

No geral é possível medir a saúde dos servidores (uso de processador, uso de memória, uso de HD, uso de rede), também o uso de links de internet, uso de bancos de dados, aplicativos e muito mais. Todas as informações podem se transformar em monitoramento de processos, por exemplo: processo de emissão de nota fiscal. O NOC irá alertar situações fora do padrão na infraestrutura e também em processos.

Outra função do NOC e bastante atual é monitorar atividades em redes sociais. Função extremamente importante para a equipe de marketing para traçar estratégias e táticas para reagir mais rapidamente as necessidades do mercado criando um melhor posicionamento da empresa nesse meio de contato com os prospects e clientes.

Agora que sabemos basicamente o que um NOC faz não é difícil de entender como as empresas podem se beneficiar dessas informações. Algumas são bem óbvias outras nem tanto. Vamos falar de algumas.

Planejamento de Investimento

O NOC é um grande aliado no orçamento de TIC das empresas, uma vez que é possível realizar análise de tendência do uso do equipamento e prever com bastante exatidão quando será necessário o investimento em novos equipamentos evitando a compra não programada o que, geralmente, acarreta em pagar mais caro.

Evitar paradas não programadas

Quanto dinheiro a empresa perde com sistemas de TIC parados? Pode ser pouco, mas perde e perder dinheiro é sempre prejudicial. O NOC irá informar instantaneamente qualquer anormalidade no ambiente e a área técnica poderá realizar ajustes que evitem paradas inesperadas, mesmo em finais de semana e feriados.

Minimizar Problemas de Performance

Um link de internet lento, um servidor que não responde adequadamente ou um problema de segurança. Todas essas situações irão trazer problemas de performance para o ambiente de TIC e consequentemente para os negócios da empresa. Com o NOC a área técnica irá reagir muito mais rapidamente a esses problemas.

É claro que existem muitos outros benefícios com a implantação de um NOC, mas vamos nos ater a esses. E como as empresas de pequeno e médio porte se beneficiam? Economizando dinheiro, é claro!!!! Prever com antecedência o investimento ajuda no fluxo de caixa e a pagar menos por equipamentos e acessórios. Evitar problemas de performance e paradas inesperadas é vital para o dia a dia das empresas.

Não deixe de implantar um NOC. O retorno do investimento é rápido e a área técnica terá muito mais tempo para se dedicar a estratégia e menos no operacional.

Marcelo Piuma, diretor de marketing da Qualityware.

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.