Alunos da UFSC conquistam terceiro lugar na 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas

Alunos da UFSC conquistam terceiro lugar na 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas

Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistaram a terceira colocação geral no ranking da 11ª edição da Shell Eco-marathon Americas, competição que estimula estudantes universitários das Américas a desenvolver protótipos de veículos ultra eficientes, em Detroit, nos Estados Unidos. A equipe EFICEM conseguiu percorrer 283km, o equivalente à distância aproximada entre o campus da UFSC em Joinville e a cidade de São Paulo, com apenas 1kWh de energia elétrica, que atualmente tem o custo aproximado de R$1,00.

A EFICEM se destacou entre as equipes brasileiras, atingindo o terceiro lugar na categoria Bateria Elétrica a bordo do protótipo Setta Energy. Este ano, o veículo, que já chegou a pesar 24kg em 2016 e 22kg em 2015, surpreendeu pela terceira vez consecutiva ao bater a marca de mais leve da competição, com 21,5kg.

“Participar da Shell Eco-Marathon em Detroit é uma experiência incrível. Você aprende a trabalhar em equipe e pode contar com toda uma estrutura organizacional por trás. A Shell Eco-Marathon vem para coroar o esforço dos alunos durante boa parte do ano. É uma via de mão dupla, a gente aprende, a gente ensina. A experiência é fantástica e, se eu pudesse, participaria todos os anos. Recomendo a todos os alunos que cursam engenharia a se engajar nesse projeto”, comenta Gustavo Marchiori, da equipe EFICEM.

A equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie ficou em sexto lugar também na categoria Bateria Elétrica. Alunos da Universidade Federal de Itajubá, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da PUC- RS também participaram da competição. A disputa deste ano teve a participação de mais de 1.200 estudantes de oito países: Brasil, Canadá, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico e Estados Unidos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.