• Translate to

    Arabic Arabic Chinese (Simplified) Chinese (Simplified) Dutch Dutch English English French French German German Italian Italian Portuguese Portuguese Russian Russian Spanish Spanish

Após 3 meses e 8,5 milhões de mensagens, chatbot do Poupatempo chega à segunda versão

WhatsAppFacebookLinkedInTwitterGoogle+EmailCompartilhar

A segunda versão do Poupinha – atendente virtual (Chatbot) do Poupatempo desenvolvido pela Nama acaba de entrar em funcionamento. Este update permitirá que, através de uma simples interação com o robô, o cidadão tenha acesso à informações sobre os serviços de RG, que pode ser agendado pela plataforma. O chatbot será capaz de informar as condições, preço e prazo para realização do serviço, além de informar quem pode retirar os documentos para o cidadão em cada uma das unidades do Poupatempo no Estado.

Desde que começou a operar no Portal do Poupatempo e na página do serviço no Facebook, em 28 de dezembro de 2016, o Poupinha tem sido bem sucedido em manter a naturalidade no atendimento através de conversas automatizadas. Capaz de agendar atendimentos em qualquer uma das 72 unidades no Estado de São Paulo para centenas de usuários ao mesmo tempo, além de fornecer orientações sobre os serviços oferecidos.

Prestes a completar três meses de ‘vida’, o robô mantém uma média de 5 mil usuários atendidos por dia, o que gerou, neste período, um montante de 8,5 milhões de mensagens trocadas e 218 mil agendamentos concluídos diretamente pelo chatbot. O atendente virtual foi bem recebido pela população desde a data do seu lançamento. Historicamente a média de agendamentos semanais feitos através do portal do Poupatempo é de 7 mil. Logo na primeira semana de funcionamento do Poupinha, ele sozinho foi responsável por realizar 5 mil agendamentos. Seguindo essa proporção, no fim de 2017, 2% da população do estado de São Paulo terá usado o Poupinha com sucesso.

Neste caso de sucesso em interação humano-máquina, vale ressaltar ainda a percepção de que as pessoas realmente tiveram suas necessidades compreendidas e demandas resolvidas com eficiência pelo robô. Prova disso é que o Poupinha já recebeu 51 mil mensagens de agradecimento dos usuários, incluindo expressões carinhosas como “Deus abençoe” – o equivalente a 23% dos atendimentos realizados pelo chatbot.

Todas essas informações foram apresentadas ao público durante o evento “Inteligência Artificial para facilitar a vida dos cidadãos”, realizado na manhã desta quarta (5) no Campus São Paulo – a Google Space. Promovido pela Nama, evento marcou o lançamento da 2ª versão do Poupinha e contou com a presença do diretor-geral do Google Brasil, Fábio Coelho, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e do presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, Milton Luiz de Melo Santos.

Na ocasião, a Desenvolve SP e a Nama assinaram um contrato de financiamento de um projeto para conduzir o desenvolvimento das próximas etapas da solução oferecida pela empresa, permitindo que a compreensão dos chatbots desenvolvidos seja expandida. Valor total do projeto é de R$ 1,9 milhão, sendo R$ 1,4 milhão de financiamento da Desenvolve SP.

O evento também trouxe temáticas mais técnicas, como a do engenheiro líder de Inteligência Artificial da Nama, Bennett Bullock, norte-americano formado pelo MIT e Harvard, que abordou como a linguagem natural têm melhorado os robôs e detalhou as características que tornaram o projeto do Poupinha tão revolucionário: a compreensão da linguagem humana, o entendimento de coloquialismos, regionalismos e maneiras diferentes de se expressar fora do padrão, mesmo com palavras contendo erros de grafia.

Outras duas startups também apresentaram suas operações durante o evento, mostrando como a Inteligência Artificial pode ajudar no cotidiano das pessoas. Diogo Tolezano, fundador da Pluvi.On, explicou como a startup está usando machine learning para alertar a população, órgãos públicos e empresas para que elas se previnam contra enchentes. Já Rafael Figueroa, CEO do Portal Telemedicina, contou um pouco da trajetória da empresa, que revolucionou o mercado de tecnologia médica.

Houve ainda ainda um momento de debate com Karla Bertocco – idealizadora do PitchGov, André Barrence – diretor do Campus São Paulo – a Google Space, Amure Pinho – Presidente da ABStartups e Rodrigo Scotti, CEO da Nama, mediado pelo ator André Vasco.

Novos produtos

Além de celebrar este case de sucesso, evento também foi marcado pelo lançamento beta de plataforma Nama, composta de três novos produtos: o Sistema.ai, o NAIL e o Nama Desk. Os produtos são complementares e direcionados para diversos times dentro das empresas: desde o desenvolvedor de tecnologia até o gestor de atendimento.

Para o público desenvolvedor a Nama já anunciou que vai abrir open-source de sua principal ferramenta para construir seus chatbots, o NAIL (Nama Artificial Intelligence Language). O NAIL é um framework para construção de chatbots com capacidade de manter um diálogo, compreendendo sentenças complexas em contextos dinâmicos. Com esta ferramenta, o desenvolvedor facilmente poderá criar interações ricas e conectadas a APIs, possibilitando uma experiência transicional para aplicação.

Complementando a oferta para o público desenvolvedor, a Nama anunciou o Sistema.ai, conjunto de APIs de inteligência artificial da Nama. Os chatbots criados em NAIL podem ser facilmentes conectados ao Sistema.ai, que permite a compreensão da linguagem natural através de processos avançados como NLP e Deep Learning, que permite o aprendizado sobre as expressões dos usuários.

Já para o time de gerenciamento e operação de atendimento a Nama introduz o Nama Desk: que além de integrar diversos canais em uma camada omnichannel, permitirá aos operadores humanos monitorarem todas as atividades realizadas pelos chatbots. Possibilitará até mesmo que, caso haja necessidade, o humano assuma um atendimento no momento em que os robôs tiverem atendendo os clientes em qualquer dos canais. A solução combina o melhor da Inteligência Artificial com uma interface intuitiva e fácil, economizando o tempo do operador humano e permitindo uma rápida e eficiente resolução dos problemas ou solicitações dos clientes.

1242 Total Views 1 Views Today
Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO

    CONHEÇA O CANAL DE VÍDEOS DO VALOR AGREGADO