Como o ECM e o BPM estão salvando empresas de pequeno e médio porte no processo de transição digital

2419ae45-9ea5-42dd-a46c-f155063fe79f

Como o ECM e o BPM estão salvando empresas de pequeno e médio porte no processo de transição digital
Se a sua empresa ainda não utiliza uma ferramenta de ECM e BPM para gerenciar os seus negócios, cuidado! Ela pode ser a próxima a fechar as portas.

A utilização de um sistema especializado na gestão de conteúdos e processos internos deixou de ser apenas uma opção para os micro e pequenos empresários que desejam se aventurar no mundo dos negócios. Hoje, a implementação de um sistema de gerenciamento ágil, organizado e eficiente se tornou uma prerrogativa indispensável para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa.

O alerta para esta nova necessidade do mercado vem de quem entende do assunto. A Gama de Medeiros Advogados Associados e a Malb Projetos, especialistas em direito digital e sistemas de gestão, salientam que os micro e pequenos empresários que não estiverem preparados para adotar esses sistemas de transição digital serão varridos do mercado nos próximos dois anos.

Otimizar os processos é garantir a sobrevivência do seu negócio

Organizar, arquivar, gerir e publicar de forma sustentável e ágil os documentos ligados aos processos internos das empresas sempre foi um grande desafio. Por isso, as ferramentas de ECM (Enterprise Content Management), também conhecida como Gestão de Conteúdo Empresarial, são de suma importância para que se estabeleça uma organização sistematizada e 100% digital do conhecimento.

O ECM é capaz de reduzir em até 70% os custos das empresas com espaço físico, cópias, impressões, documentos redundantes, espaços de armazenamento na rede, tempo de busca e recuperação de documentos.

O antigo desejo de poder realizar negócios virtuais, 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando apenas as pontas dos dedos, hoje é uma realidade. Uma boa ferramenta de ECM deve promover a integração entre clientes e fornecedores através de processos automatizados, digitais e, principalmente, que ofereçam acessibilidade através de qualquer dispositivo mobile.

Produzir mais gastando menos é o objetivo de qualquer empresa que busque destaque no mercado de negócios. No entanto, é preciso observar que apenas aumentar a produtividade já não é o suficiente. O único meio de se sobressair à concorrência é mantendo-se permanentemente atualizada, focando no aprimoramento dos processos sem, é claro, deixar de lado o principal trunfo de qualquer empreendimento: a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Por isso, a incorporação do conceito de BPM (Business Process Management), ou Gerenciamento de Processos de Negócio, nos métodos administrativos é fundamental para todas as empresas de pequeno e médio porte. Somente através de um sistema de BPM as corporações conseguem estabelecer uma gestão integrada dos seus processos de negócio.

Com essa tecnologia, é possível tornar a sua empresa mais produtiva e lucrativa. O BPM atua a partir da gestão sistemática e integrada dos ambientes empresariais e das atividades de cada colaborador envolvido em um determinado processo de negócio, fomentando assim, a produtividade e qualificando a sua equipe. O sistema é capaz de reduzir em até 80% os gastos das empresas com implantação de processos.

O mercado está se transformando, e a sua empresa?

Nas últimas décadas, a forma como as organizações vêm gerando e armazenando os seus documentos tem sofrido intensas transformações. A cada dia, as empresas produzem um volume maior de documentos, em grande parte, ainda impressos em papel. Atualmente, chegamos a um estágio em que aderir à essa transição digital se tornou um fator obrigatório para a otimização desses processos. Por isso, os softwares de ECM e BPM se tornaram facilitadores indispensáveis para os empresários que pretendem sobreviver às transformações diárias do universo digital.

No Brasil, apenas a Malb Projetos e a Microsoft oferecem sistemas de ECM e BPM com qualidade comprovada. Com seus mais de 2 milhões de usuários, o CloudDoc é, hoje, a maior e mais completa plataforma de gestão de conteúdo, processos e colaboração disponível no mercado. O software apresenta uma tecnologia 100% web, amigável para os dispositivos mobile e com um design totalmente responsivo. Além dos benefícios funcionais, o CloudDoc se destaca, também, por ser a plataforma mais acessível e com o melhor custo benefício do mercado.

Agora que já sabe de tudo isso, cabe a você decidir se a sua empresa vai sobreviver surfando essa onda de transformações promovida pela transição digital, ou se ela será apenas mais uma daquelas arrastadas pela correnteza.

Marcado , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.