Votorantim Metais vai apoiar oito projetos de startups

Votorantim Metais vai apoiar oito projetos de startups

Oito projetos de startups foram aprovados no programa Mining Lab, a iniciativa da Votorantim Metais para apoiar empreendedores a desenvolver inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia. A decisão foi tomada por uma banca examinadora em evento, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que ocorreu na última sexta-feira (17 de fevereiro).

O programa Mining LAB foi lançado em novembro de 2016 e recebeu a inscrição de 115 projetos nas áreas de nanotecnologia e energias renováveis. Em janeiro, a empresa divulgou a lista de 18 finalistas que participaram de uma fase de imersão para conhecer melhor as atividades da empresa e compreender as áreas onde os projetos serão aplicados.

No evento as startups apresentaram seus projetos para a banca examinadora que escolheu os oito melhores projetos. Os vencedores terão apoio técnico da empresa e acompanhamento pela FIEMG e pela aceleradora de startups Techmall.

A Votorantim Metais poderá investir no desenvolvimento das soluções, bem como estabelecer parcerias para busca de investimentos, compra ou distribuição dos produtos e serviços das startups.

“O Mining Lab nos colocou em contato com startups de diversos estados e confirmou que nosso modelo de inovação com abertura para novas ideias é o melhor atalho para a fronteira tecnológica. Tivemos 115 inscrições, um número acima do esperado para projetos em temas tão específicos. A empresa tem a intenção de ampliar o programa e lançar novos desafios nos próximos ciclos”, diz Rodrigo Gomes, Gerente de Inovação e Tecnologia da Votorantim Metais.

Conheça as startups vencedoras e seus projetos:

Ecoterra – Bio (Santa Cruz do Sul/RS)
Tema: Bioenergia
Proposta: Fornecimento de Biometano para substituição do Gás Natural utilizado nas caldeiras da unidade de Juiz de Fora/MG a partir de resíduos de caixa de gordura.

Tau Flow Engenharia – Curitiba
Tema: Nanotecnologia
Proposta: Aumento do rendimento da recuperação das nanopartículas de zinco com uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacional.

Tau Flow Engenharia – Campinas
Tema: Eficiência energética
Proposta: Modelar e simular o forno do óxido de zinco com o uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacional, para identificar os fatores que geram as perdas do processo e propor soluções visando o aumento da eficiência energética.

Zeg Environmental
Tema: Bioenergia
Proposta: Geração de energia, por meio de recuperação energética de resíduos ou biomassa.

nChemi Engenharia de materiais
Tema: Nanotecnologia
Proposta: Retirada de íons metálicos para transformação em produtos, com o auxílio de ímã e sem a necessidade de acrescentar demais reagentes químicos.

Ecosoluções
Tema: Bioenergia
Proposta: Tratamento de efluentes com alta concentração de sais minerais dissolvidos, proporcionando a sua recuperação e uso como fertilizante agrícola.

Bioware – Desenvolvimento de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente
Tema: Bioenergia
Proposta: Tecnologia de pirólise rápida de biomassa para obtenção de bio-óleo para transformação es Biomassa Padronizada Líquida.

Bchem Solutions
Tema:Bioenergia
Proposta: Desenvolvimento de novas tecnologias para a produção mais sustentável de biodiesel.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.