Debate em São Paulo é o primeiro transmitido na íntegra via Periscope no Brasil

unnamed-57

O debate com os principais candidatos à prefeitura de São Paulo realizado na TV Gazeta no domingo, 18 de setembro, foi o primeiro transmitido na íntegra no Brasil via Periscope, aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo do Twitter.

O feito é resultado da parceria entre a emissora paulista, o jornal “ O Estado de S. Paulo” e próprio Twitter. Como geradora de imagem, a TV Gazeta foi a responsável pela captação do conteúdo. A transmissão foi realizada no perfil @Estadao no Periscope e compartilhado exclusivamente no Twitter.

Para Jonas Oliveira, diretor de parcerias com veículos de notícias e política do Twitter Brasil, o Twitter conecta as pessoas com o que está acontecendo no momento, eventos em tempo real, como o debate, o que possibilita um alto engajamento dos usuários. “Os eleitores puderam tornar-se protagonistas no debate, trazendo dúvidas e questionamentos que fazem parte de algumas das conversas que acontecem diariamente no Twitter”, explica Oliveira.

Além da transmissão ao vivo, os telespectadores enviaram perguntas no formato vídeo e texto, via Twitter, para serem respondidas ao longo do evento. As perguntas foram organizadas e exibidas em um painel do Moments, ferramenta de curadoria do Twitter que busca os melhores Tweets e assuntos mais relevantes todos os dias. Conforme análise realizada pela plataforma, entre às 15h30 do domingo (18) até a meia-noite da segunda-feira (19), foram contabilizados mais de 26 mil Tweets relacionados ao debate e mais de 120 mil telespectadores na transmissão ao vivo pelo Periscope.

Segundo Dacio Nitrini, diretor de Jornalismo da TV Gazeta, a estratégia permitiu que o debate fosse visto por uma camada da população que não assiste televisão: “Nada é mais democrático do que ampliar o acesso à informação”.

Marcado , , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.