UL do Brasil é líder em certificação de bens de informática

UL do Brasil é líder em certificação de bens de informática

A unidade brasileira da UL, multinacional do setor de inspeções, ensaios e certificações de produtos, continua na liderança do segmento de bens de informática, de acordo com dados do INMETRO. A empresa é pioneira nesta categoria de produtos desde a implementação e efetivação do programa em 2012. No total, de janeiro a julho deste ano a UL do Brasil emitiu mais que o dobro da quantidade de certificados que o seu concorrente mais próximo, alcançando um total de 56% de todos os certificados de bens de informática emitidos no País neste período.

A certificação de bens de informática tem por objetivo assegurar que os produtos sejam aprovados nos ensaios de segurança elétrica, compatibilidade eletromagnética e eficiência energética, este último aplicável exclusivamente a computadores pessoais. Além dos produtos, as unidades fabris também são objeto de avaliação, sempre visando a conformidade com os requisitos estabelecidos pela regulamentação do INMETRO.

Além dos serviços de certificação, os clientes UL também contam com o laboratório UL Testtech para a realização dos ensaios de segurança elétrica e eficiência energética. O laboratório, situado na região Sul do País e adquirido pela empresa em 2013, teve sua área física ampliada em 70% entre 2014 e 2015 e incorporou novos ensaios para os mais diversos escopos. Além disso, a UL continua a investir nessa expansão e deve ampliar as instalações atuais em 300%, adquirindo também equipamentos para novos ensaios.

“A UL do Brasil mantém o foco em princípios científicos de segurança e questões de conformidade para ajudar da melhor forma nossos clientes a trazerem produtos inovadores para o mercado e demonstrar a conformidade com os reguladores. Nossa equipe de ensaios e de certificação de bens de informática, qualificada em nossos centros de excelência, possui larga experiência no segmento, o que torna a UL estrategicamente posicionada para ajudar os clientes a atingirem a conformidade em seus mercados-alvo”, afirma José Antonio de Souza Júnior, gerente de engenharia da área de bens de informática da UL do Brasil.

O volume de produtos sujeitos à certificação de conformidade tem crescido expressivamente. Este é um reflexo de um mercado cada vez mais competitivo e regulado e de uma sociedade com consumidores cada vez mais exigentes. Para o INMETRO, esta conjuntura induz à busca contínua da melhoria das condições dos itens avaliados, que beneficiam tanto os consumidores quanto as empresas, que tem ao seu dispor uma parte independente capaz de avaliar os produtos e atribuir maior credibilidade a eles.

Quando se trata de acesso ao mercado brasileiro, as diretrizes regulatórias de rápida evolução representam um desafio constante para os fabricantes, que devem se adequar às particularidades locais. Há mais de 120 anos no mercado e desde 1999 no Brasil, a UL é acreditada pelo INMETRO para avaliar diversos tipos de produtos quanto ao cumprimento das normas reconhecidas pelo Sistema Brasileiro de Certificação e oferece um serviço completo, incluindo ensaios laboratoriais de última geração, proporcionando aos fabricantes um nível de apoio inigualável e oferecendo, ainda, uma clara vantagem na simplificação e redução de tempo do processo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.