Telit anuncia os estudantes finalistas do torneio universitário IoT

Telit anuncia os estudantes finalistas do torneio universitário IoT

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo em sala de aula que a Telit, multinacional italiana especializada em Internet das Coisas (IoT), anuncia os 13 projetos finalistas da 2ª edição do Telit Cup Brasil, competição universitária voltada para os cursos superiores de Engenharia e Ciência da Computação e cursos técnicos de Eletrônica e Automação de todo o país.

A última fase da competição será realizada em São Paulo, no dia 15 de agosto, com a apresentação dos 13 protótipos à comissão julgadora composta por três executivos do setor de TI. Os estudantes vencedores ganharão uma viagem com tudo pago para participar de uma das maiores feiras de inovação e tecnologia do mundo, a CTIA, em Las Vegas.

O objetivo do torneio é promover projetos inovadores ligados à Internet das Coisas. “Os nossos estudantes de hoje serão os empreendedores de amanhã, por isso acredito ser extremamente importante incentivar a comunidade universitária na criação de soluções que possam se transformar em negócios rentáveis no futuro”, revela Ricardo Buranello, VP da Telit para a América Latina.

Conheça os 13 projetos finalistas do Telit Cup Brasil:

Universidade Federal do ABC – Sistema Acústico de Monitoramento (SAM);

USP São Carlos – Controle Inteligente do Aedes Aegypti usando Internet das Coisas;

Universidade de São Paulo – Monitoramento de rios e prevenção de dados causados por inundações;

Universidade de São Paulo – Programa de Acompanhamento para Idosos (PAI);

Universidade Federal de Santa Maria – Sistema Inteligente de Coleta de Resíduos;

Centro Universitário do Rio Grande do Norte – Rastreador de Emergência;

Instituto Mauá de Tecnologia – Sistema de monitoramento e gerenciamento para a terceira idade;

Instituto Mauá de Tecnologia – Automatização de semáforos;

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Avaliador de Qualidade do Ambiente de Trabalho;

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas;

Universidade de Franca – Sistema dinâmico de localização de rotas para ônibus;

Universidade de Franca – Dispositivo de Integração para Vendedores Porta a Porta;

Universidade de Franca – Sistema de alerta contra enchentes.

A 2ª edição do Telit Cup Brasil recebeu dezenas de inscrições de diversas universidades de todo o país. A propriedade intelectual de todas as soluções desenvolvidas durante a competição pertencerá exclusivamente aos estudantes e professores responsáveis por sua criação.

Vencedores da 1° edição do Telit Cup Brasil

Os ganhadores da 1° edição do Telit Cup são da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos. Os estudantes Renata de Camilo e Renato Nunes Moraes apresentaram durante o Telit DevCon o Sistema Automático de Umidificação de Parques (SAUPA). A solução busca estabelecer, de maneira inteligente, um nível de umidade relativa do ar confortável em ambientes abertos a prática de esportes. “Iniciar este projeto, ultrapassar todas as barreiras encontradas e, ainda, ganhar o Telit Cup Basil foi incrível. Agradeço a empresa pela experiência inesquecível de participar e apresentar o SAUPA no Telit DevCon”, relata Renata de Camilo.

Para Renato Nunes Moraes, a experiência foi única pela oportunidade de poder expor o trabalho para pessoas importantes e influentes do meio. “Participar de uma das maiores feiras voltada para a Internet das Coisas foi inspirador. Agradeço à Telit pelo reconhecimento do nosso trabalho e pela experiência proporcionada”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.