Falta de talentos em Segurança da Informação colocará empresas em risco

O insucesso na proteção da informação tem como pilar fundamental o “componente humano”, segundo o relatório “Segurança da Informação – Defendendo o seu futuro”, lançado pela Robert Half. Na opinião de 93% dos 100 CIOs brasileiros entrevistados na pesquisa, suas empresas ficarão mais vulneráveis devido a escassez de profissionais qualificados.

“As recentes tecnologias levantam novas preocupações de segurança. Essa tendência resultou num déficit de competências em segurança de TI – o conhecimento disponível não acompanhou o ritmo com as ameaças em evolução”, aponta Fabio Saad, gerente sênior da divisão de Tecnologia da Robert Half. O executivo ressalta ainda que as empresas devem entender a segurança da informação como uma preocupação de toda a companhia e não apenas do departamento de TI.

Principais riscos

O estudo apresenta os três principais riscos de segurança que as empresas enfrentarão nos próximos cinco anos, na opinião dos CIOs brasileiros:

• 73% – Crimes virtuais (fraudes, extorsão e roubos de dados);

• 53% – Espionagem/spyware/ransomware (espionagem financeira); e

• 52% – Uso abusivo de dados

Além das ameaças externas, as empresas também precisam ficar atentas aos riscos internos, à medida que é cada vez maior a interação dos dispositivos pessoais dos funcionários com a rede corporativa. Os CIOs brasileiros apontaram as principais medidas adotadas para ampliar a segurança diante deste cenário:

• 74% – Implantação de autenticação e autorização para conceder acesso à rede corporativa;

• 55% – Assinatura de uma política de uso para manter as informações da empresa protegidas;

• 53% – Implantação de tecnologia de gestão de dispositivos móveis para reforçar a proteção.
Perspectivas para os profissionais da área

De acordo com o relatório, a tendência de contratação para os próximos meses é de expansão em vagas permanentes, na visão de 42% dos CIOs ouvidos, e de manutenção dos quadros para projetos, na percepção de 44% dos entrevistados. As habilidades técnicas mais valorizadas e mais difíceis de encontrar são conhecimento em auditoria de TI e em segurança em nuvem.

Para ler o material completo acesse o link: https://www.roberthalf.com.br/downloads/seguranca-da-informacao

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.